Foto: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Estratégias de manejo ajudam agricultor a dobrar produção de mandioca

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Algumas estratégias de manejo fizeram com que a produção de mandioca dobrasse para um agricultor que recebe assistência técnica.

Em Porto Alegre do Tocantins, na Chácara Nova Glória, o produtor Zilton Freite recebe assistência há menos de 01 ano. Apesar do pouco tempo de programa, o produtor já conseguiu aumentar a plantação da cultura passando de 0,50 ha para 1,20 ha por causa dos bons resultados obtidos pela assistência. Sua produção também cresceu, quando a ATEG chegou na fazenda ele comercializava cerva de 400kg por mês, hoje o número subiu para 800 kg.

Mas para chegar nesses números, o técnico de campo, Wilton Dias, explicou que foram feitas algumas intervenções na propriedade, como a melhoria do manejo de tratos culturais, a realização de adubações de plantio e cobertura, o controle de formigas e plantas daninhas, e essencialmente, uma semente-maniva de maior produtividade“. Com isso conseguimos dar uma melhor condição de desenvolvimento da cultura que é a principal fonte de renda da família. Eles comercializam a raiz processada como a farinha branca, o polvilho e a massa pronta para o comércio da cidade” afirmou.

Segundo o produtor Zilton, outro ponto que fez muita diferença na propriedade foi a parte gerencial, como o controle da produção. “Passei a fazer anotações de todas minhas receitas e despesas. Antes não tinha controle de nada que produzia e hoje consigo ter uma melhor visão dos meus custos e da minha receita. Se com menos de doze meses já estamos com esses resultados, imagina quando terminar a assistência ”, pontuou.

A Assistência Técnica: O programa já atingiu 108 dos 139 municípios do estado e mantem a missão de levar através da assistência, a melhoria de produção, de renda e da qualidade de vida. No Tocantins, são mais de 4.000 mil produtores rurais atendidos.

No Tocantins, segundo os dados do IBGE de 2019, a produção da mandioca já soma mais de 225 mil toneladas, distribuídas em mais de 15 mil hectares. São aproximadamente 45 mil agricultores familiares exercendo a cultura da mandioca, que é cultivada em diversas regiões do estado. A cultura é também uma das atendidas pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar.

Com CNA

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias