Colheita da soja está com produtividade acima da expectativa inicial

Emanuely
Emanuely

#sou agro| A colheita da soja foi finalizada e as estimativas iniciais são de uma produtividade acima da expectativa inicial na região Oeste do Paraná. Já se inicia a colheita da segunda safra de soja. A colheita do milho da primeira safra está próxima do fim, e a produtividade está dentro da estimativa inicial.

A análise faz parte do Boletim de Conjuntura Agropecuária, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgado nesta terça-feira (25).

O clima tem favorecido o desenvolvimento do milho safrinha, encontrando-se em boas condições. Devido à fase reprodutiva, é
importante garantir o suprimento adequado de água nesse momento. O plantio de trigo iniciou-se e encontra-se na fase de emergência e desenvolvimento vegetativo. O feijão da segunda safra encontra-se em bom desenvolvimento.  Segue o plantio da cultura da batata.

O feijão de 2ª safra está se desenvolvendo bem, já apresentando algumas lavouras em maturação que devem ser colhidas nos próximos
dias.

No entanto, grande parte da área ainda está suscetível as baixas temperaturas. Começou também a pressão de baixa nos preços pagos aos produtores. O plantio do trigo teve início e deve se intensificar nos próximos dias. Seguem as semeaduras de aveia para cobertura de solo. Para a batata da 2º safra já se colheu a metade da área, essa colheita deve se estender até o final do mês de maio, a produtividade está dentro do esperado, apesar da condição climática não muito favorável no período de desenvolvimento da mesma.
O desenvolvimento das pastagens de inverno está bom.

soja
Fonte: Deral

Sul 

As chuvas ocorridas na semana, em geral, foram benéficas para o desenvolvimento das lavouras. No entanto, em algumas regiões, elas trouxeram transtornos pontuais, como em Irati, onde uma chuva de granizo causou debulhamento dos grãos no campo.

As colheitas do milho e soja, que estavam avançando rapidamente, foram interrompidas por causa das condições climáticas. Os talhões
que não estão em ponto de colheita seguem para o final da maturação. Os preços dessas commodities estão em viés de baixa. A colheita da soja está praticamente encerrada, restando apenas áreas pontuais.

As produtividades das áreas plantadas cedo foram excelentes, mas as áreas tardias foram bastante prejudicadas pela alta incidência da ferrugem asiática, que não foi controlada na hora certa devido ao excesso de chuvas. Mesmo assim, a produção deverá ficar um pouco acima das estimativas iniciais. Os produtores relatam que as áreas de soja tardias, implantadas em dezembro e janeiro, produzem abaixo da média e não cobrem o custo de produção, em virtude da queda nos preços da soja, considerando que os insumos estavam bastante elevados na época do plantio.

Chama a atenção nesse momento a baixa produtividade das áreas mais tardias de milho, que destoaram bastante das altas produtividades observadas ao longo da colheita. Boa parte das lavouras da segunda safra de milho encontra-se em fase reprodutiva e com as previsões de chuvas regulares daqui para frente, a tendência é de uma boa safra, mas sempre existe o risco de frio mais intenso, o que pode alterar o cenário.

O feijão segunda safra, com área de cultivo reduzida, está entrando em maturação. As lavouras colhidas antes das chuvas indicaram
produtividade bem abaixo da média devido às condições climáticas adversas durante o ciclo e às doenças, principalmente a antracnose. Teve início o plantio de trigo nas regiões mais quentes. O plantio deverá se estender até o primeiro decêndio de julho. Está sendo intensificado o plantio de aveia preta e branca, destinadas para cobertura, pastagens e grãos.

Os horticultores de campo aberto e de área protegida (plasticultura) realizaram, na medida do possível, diversas atividades, principalmente a colheita. Aquelas com entrega agendada de produtos, como folhosas, abóboras, feijão vagem, morango, pepino, pimentão e tomate foram priorizadas.

Confira o boletim completo AQUI

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas