Foto: AEN

Iniciativa paranaense de capacitação gratuita em agricultura orgânica é premiada pelo governo federal

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: AEN

Uma iniciativa inovadora que oferece capacitação gratuita em agricultura orgânica e produção de hortifrutis foi premiada pelo Governo Federal.

Dois municípios do Interior do Paraná estão entre os destaques do Prêmio Cidades Empreendedoras, promovido pelo governo federal, que selecionou iniciativas que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico das cidades. O resultado foi divulgado durante uma premiação realizada nesta semana, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. Foram 479 projetos inscritos, de municípios de todo o Brasil.

Apucarana, no Vale do Ivaí, conquistou o 2º lugar na categoria de cidades com população entre 100 mil e 285 mil habitantes com o Programa Economia Solidária e Empreendedorismo Feminino, e Guaíra, na região Oeste, ficou na mesma posição, na categoria de municípios com até 50 mil habitantes, com o projeto Desburocratizando o Desenvolvimento.

No mesmo dia da premiação, o Enap também divulgou um relatório apontando que seis cidades paranaenses estão entre as 50 com melhores condições para empreender em todo o Brasil em 2023. A primeira a aparecer na lista é Curitiba, em 7º lugar, seguida por Maringá (20º), Londrina (23º), São José dos Pinhais (26º), Cascavel (30º) e Ponta Grossa (50º).

Denominado Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), o ranking existe desde 2014 e leva em consideração sete indicadores, chamados no estudo de determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso à Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora.

Iniciativas premiadas

Um dos projetos ganhadores foi o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, com apoio da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego. O programa atende 1,3 mil mulheres, oferecendo capacitações gratuitas e disponibilizando espaços públicos de uso compartilhado nas áreas de artesanato, gastronomia, agricultura orgânica e produção de hortifruti, entre outros.

Segundo o prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, a ideia surgiu como uma tentativa de diminuir os casos de violência doméstica contra mulheres. “Uma das coisas que faz a mulher permanecer em uma situação de violência é a falta de independência financeira. O programa visa garantir uma forma de gerar renda para essas mulheres”, disse.

Até o momento, a iniciativa contribuiu para uma injeção de aproximadamente de R$ 1,3 milhão na economia local. “Para nós é um motivo de muita satisfação sermos uma das três escolhidas do Prêmio Cidades Empreendedoras. É uma alegria muito grande ver uma iniciativa de uma cidade do interior do Paraná ganhando reconhecimento nacional”, destacou Junior.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias