Foto: Secretaria de Agricultura

Comitiva do Mato Grosso visita RS para conhecer Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Secretaria de Agricultura

Uma comitiva do Mato Grosso, formada pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) e fiscais estaduais visitou o Rio Grande do Sul na última semana conhecer como funciona o Susaf/RS. O Susaf é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial  Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul, mantido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Eles estiveram em Gramado, na serra gaúcha, acompanhados por parte da equipe da Instância Operativa Central (IOF) do Susaf/RS, visitando estabelecimentos de laticínios e mel ligados ao Programa Estadual de Agricultura Familiar, (PEAF) e de embutidos de pequeno porte.

“A gente ficou muito impressionada com a organização dos serviços. O Rio Grande do Sul vive a agricultura e a agroindústria familiar. Tu enxergas toda a cadeia, desde a produção na propriedade, a agroindústria que transforma o produto até a comercialização”, destaca o fiscal estadual Eduardo Silva Dantas, do Mato Grosso. Segundo ele, a visibilidade da agricultura familiar é impressionante.

O município de Gramado tem 11 estabelecimentos registrados no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), sendo oito credenciados ao Susaf/RS e que podem comercializar seus produtos em todo o Rio Grande do Sul.

“Os colegas do Mato Grosso vieram focados em conhecer os estabelecimentos pequenos da agricultura familiar, porque vão receber verbas para estimular esta área lá no estado deles”, declara o médico veterinário Felipe Freitas, do SIM de Gramado.

“Foi uma satisfação receber os colegas do Mato Grosso, a presença deles é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do Susaf/RS. Essa visita nos permitiu resgatar toda a evolução e transformação que o sistema passou nos últimos anos. A troca de experiência certamente nos motivará a aprimorar cada vez mais nosso trabalho”, diz a equipe da IOC/ Susaf da Seapi.

No Rio Grande do Sul, atualmente existem 275 estabelecimentos credenciados no Susaf em 116 municípios. Nesse ano de 2023, a Secretaria registrou uma adesão e sete novos credenciamentos de estabelecimentos. A adesão ao sistema permite que serviços de inspeção municipal tenham equivalência ao serviço estadual e possam indicar estabelecimentos para serem credenciados ao sistema, que passam a poder comercializar seus produtos de origem animal, inspecionados por essas instâncias, em todo o Rio Grande do Sul.

“Nós viemos conhecer as iniciativas de políticas públicas destinadas à agricultura familiar e que no Rio Grande do Sul estão muito integradas, não só com a formalização sanitária, mas também com crédito bancário, assistência técnica, um esforço coletivo”, destaca a fiscal estadual do Mato Grosso, Camila Caexêta. “A gente trouxe bons exemplos na bagagem”, afirma.

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias