“Vivemos com medo todos os dias; a rede está podre”, diz família de produtores que perdeu animais por descarga elétrica
O problema na rede elétrica numa propriedade de Saudade do Iguaçu, Sudoeste do Paraná, novamente causou prejuízos e quase terminou em tragédia neste fim de semana. Em agosto do ano passado, nós mostramos aqui no Sou Agro que 19 animais morreram vítimas de descarga elétrica.
Também mostramos o desespero da família, que levou um baita prejuízo, além do susto e do risco que viveram naquele episódio.
Depois disso, outra descarga ocorreu, em dezembro, com fio da rede elétrica que rompeu por falta de manutenção. Agora, no sábado dia 4, a família tomou mais um susto. Três vacas morreram em uma descarga que ocorreu pelo rompimento do mesmo fio que teve problema em dezembro.
- Mapa estuda novos modelos de financiamento para produção sustentável na agropecuária
- Seca deve prejudicar safra de soja, mas produtor pode evitar perdas financeiras; saiba como
“Foi feito apenas uma emenda e agora rompeu novamente. Estava chovendo, a minha mãe estava perto da rede, a sorte que ela estava de bota de borracha por que ia ordenhar as vacas, e não se feriu”, conta Grasi Cerbatto, filha do casal que é dono do sítio.
“A rede está totalmente podre. Há muitoss anos ela existe e não é feita manutenção. Precisa ser substituída. Tantas descargas elétricas assim em seis meses, é um caso gravíssimo, estamos revoltados e minha família está correndo risco”, alerta.
No ocorrido de agosto, nós divulgamos aqui no Sou Agro que a Copel investigaria o caso. Entramos em contato com a assessoria da Copel novamente, que disse que “a Copel vai analisar as causas do acidente ocorrido”.