Foto: Istock

Paraná é referência em agricultura familiar e sustentável

Emanuely
Emanuely
Foto: Istock

#souagro| O estado do Paraná se tornou referência em agricultura familiar e sustentável após a publicação de uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Foram destacados os esforços do Governo do Paraná para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável no campo.

O trabalho faz parte de um acordo de cooperação firmado entre o órgão internacional, a Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento) e o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento do Paraná – Iapar-Emater).

Com 60 páginas, o tema da publicação é “Fortalecimento da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável – Cooperativismo, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e Pesquisa Agropecuária e Ater Digital pós-Covid-19”.

Além da versão original, em português, o material foi traduzido para o inglês, espanhol e francês e passa a compor o acervo internacional da FAO, podendo servir de exemplo a ser replicado por outros países.

O estudo é dividido em três temas: papel do cooperativismo na agricultura familiar do Paraná, sua relevância, gargalos e potencialidades, com destaque para o Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar (Coopera Paraná).

Segundo o representante da FAO do Brasil, o mexicano Rafael Zavala, a publicação demonstra a vocação do Estado para a produção agrícola sustentável. “É uma evidência de que o Paraná é um laboratório de políticas públicas para a agricultura familiar e o cooperativismo. A experiência paranaense bem-sucedida é um exemplo para todo o Brasil e o mundo”, disse.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Noberto Ortigara, afirmou que a publicação é importante para que a experiência usada aqui possa ser replicada em outros lugares do mundo que ainda sofrem com a escassez de alimentos. “É um trabalho de publicação periódica, que tem o desafio de conhecer as boas experiências do estado e traduzi-las em uma linguagem que o mundo todo entenda”, disse.

(com IDR-PARANÁ)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas