AVICULTURA

Embrapa e Mapa estimulam autocontrole da qualidade de ovos

#sou agro| Com o objetivo de capacitar os agentes produtivos e fiscais em Programas de Autocontrole para agroindústrias de pequeno porte de ovos, a Embrapa e o Mapa realizam os Painéis PAC OvOLimpo + ConSIM entre os dias 28 de fevereiro a 21 de março.

Serão quatro encontros on-line com duas horas de duração, sempre às terças-feiras. Os painéis acontecerão com
base nos roteiros de programas de autocontrole, elaborados por pesquisadores, professores, extensionistas, fiscais agropecuários e consultores técnicos, que participaram da primeira Oficina PAC OvOLimpo, que ocorreu em 2020.

A iniciativa tem como objetivo apoiar a implantação de programas de autocontrole para o beneficiamento de ovos e gestão em pequenas agroindústrias, em suporte ao ConSIM.

O projeto ConSIM do Ministério visa ampliar o número de municípios incluídos no SISBI-POA, por meio da adequação e capacitação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de
estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes.

Projeto OvOLimpo

Os requisitos em instalações, equipamentos e controle de processos, associados aos PAC, constituem uma barreira
para legalização das agroindústrias de pequeno porte no país e, consequentemente, expansão da comercialização formal. Neste sentido, o projeto OvOLimpo da Embrapa vem desenvolvendo soluções tecnológicas e gerenciais para agroindústrias com escala de recepção de até 3.600 ovos/dia. O projeto OvOLimpo tem como conceito base a ideia que a agroindústria garante a qualidade,a identidade, a rastreabilidade, da produção da verdadeira fabrica dos ovos que que está no galinheiro.

Consumo e produção de ovos em expansão 

Rico em proteínas e vitaminas, o ovo é cada vez mais reconhecido como um dos alimentos mais completos para a nutrição humana, sendo um dos principais substitutos da carne bovina, frango e peixe na dieta dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal ( ABPA ), há 20 anos, o consumo anual de cada cidadão era de 94 unidades. Isso representa um crescimento de 9,1% no ano.

(Com aviculturaindustrial)

Emanuely

Recent Posts

Soja atinge maior preço em 6 meses e área pode chegar a 49,1 milhões de hectares

O preço da soja alcançou o maior patamar dos últimos seis meses no mercado brasileiro,…

julho 19, 2026

1º Banco Brasileiro de Antígenos reforça a sanidade animal

O Brasil deu mais um passo para fortalecer sua defesa sanitária animal com a inauguração,…

julho 18, 2026

Cascavel é encontrada dentro de casa

A Defesa Civil de Santa Helena foi acionada na manhã desta sexta-feira (17) para realizar…

julho 18, 2026

Agricultura de precisão pode fazer PIB do agro pode crescer R$ 11 bilhões

A ampliação da agricultura de precisão nas propriedades brasileiras poderá acrescentar mais de R$ 11…

julho 18, 2026

C.Vale: Aquecendo vidas

Famílias de diversas regiões das áreas de atuação da C.Vale nos estados de Mato Grosso,…

julho 18, 2026

Senadores aprovam urgência do Seguro Rural

Articulação da senadora Tereza Cristina abre caminho para votação na primeira semana de agosto O…

julho 18, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais