AGRICULTURA
Com boa oferta, preço da banana cai em todo o país
Com boa oferta, o preço da banana caiu em todo o país. O balanço é da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A avaliação considera dos valores praticados nas Ceasas (Centrais de Abastecimento) de vários estados.
Dentre as frutas analisadas em pesquisa, no mês de janeiro a banana foi a que teve maior queda no preço. Isso considerando a média das cotações. A maior redução foi na Ceasa de Curitiba/PR e Rio Branco/AC, com baixas de -20,19% e -14,52%, e preços de R$ 2,40 e R$ 1,99 o quilo, respectivamente.
- Produtividade de trigo tem alta de 16% no RS
- Nada de ir embora: chuva deve continuar por mais alguns dias no Paraná
No entanto, o Boletim Prohort aponta que a diminuição ocorreu graças à variedade da banana nanica, com boa oferta e produtos de qualidade, uma vez que a banana prata teve oscilações nos preços e na quantidade ofertada.
Outras frutas como laranja, maçã, mamão e melancia apresentaram tendência de alta nos preços em quase todas as Ceasas do país. Em termos percentuais, a elevação foi mais expressiva para a melancia, com alta nas cotações e diminuição da oferta. O Rio Grande do Sul foi o principal estado produtor desta cultura no período considerado, mesmo com a estiagem que comprometeu parte da produção. Na Bahia, a segunda parte da safra atrasou devido às chuvas, e o plantio da safrinha em São Paulo também não começou, o que contribuiu para as elevações de preço no último mês.
A laranja teve variações pequenas e moderadas das cotações, oferta controlada devido à procura industrial, além da demanda no varejo em alta e oferta em queda na segunda quinzena do mês. A maçã continua com preços elevados e a comercialização diminuiu por conta da finalização dos estoques de gala e fuji. Para o mamão, a média ponderada subiu 9,64%, pois embora a oferta da variedade formosa tenha aumentado, a colheita do papaya foi menor devido às chuvas.
Com Conab