AGRICULTURA
Colheita de milho e soja ainda está tímida no Paraná
A colheita das safras de soja e de milho da época de verão está andando a passos lentos no Paraná. Segundo boletim divulgado pelo Deral (Departamento de Economia Rural) nesta terça-feira (08), 4% das lavouras de milho foram colhidas. De soja, apenas 2%.
O que avançou foi a colheita de feijão, que no Paraná está em 77%. Com a colheita da safra de verão atrasada, o plantio de milho safrinha também atrasou. Está em 4% no estado.
Confira o andamento das safras:
Oeste e Sudoeste
A colheita do feijão 1ª safra aproxima-se do fim, confirmando produtividades abaixo do potencial inicial. A colheita de milho também confirma as perdas estimadas, mas o ritmo dos trabalhos é lento. A colheita de soja tem se intensificado conforme as condições climáticas permitem. O que se observa neste início de colheita é que a cultura deve apresentar melhoras em termos de produtividade. Em algumas regiões onde se esperavam perdas, a produção final pode ficar dentro da estimativa inicial, visto que existem áreas com boa produtividade. No entanto, na região “beira-lago” devem ser confirmadas perdas de produtividade. Poucos produtores conseguiram cumprir o prazo do zoneamento para o milho e a área plantada neste ano deve ficar bastante abaixo da semeada no ciclo anterior. Alguns produtores deverão fazer o plantio de milho fora do período do zoneamento, por conta e risco próprio.
O plantio do feijão 2ª safra ainda está no início e deve ser intensificado com a liberação das áreas cultivadas com a soja, com maior porcentagem de variedades tipo carioca. A expectativa é de que se tenha uma boa quantidade de áreas com feijão, salvo não haver disponibilidade de sementes.
Confira o boletim completo AQUI.