Foto: Pixabay

Você sabia que algumas raças de cachorro podem viver até 30 anos? Confira 10 curiosidades sobre os animais

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Pixabay

Você sabia que algumas raças de cachorro podem viver até 30 anos? Pois é, e essa é apenas uma das curiosidades sobre os animais e vamos apresentar aqui pelo menos 10 delas.

A primeira é que ter um cachorro faz bem pra saúde. Eles adaptaram o comportamento para conviver com humanos e salvam nosso humor, aliviam o estresse, além de ajudar a regular o nosso peso e a pressão arterial. A gente também fica mais disposto para fazer atividades físicas. Tudo isso é comprovado, inclusive, por estudos.

A segunda é que esses bichinhos têm os sentidos super aguçados. Eles têm 25 vezes mais receptores olfativos que o dos humanos. Conferem a presença do tutor pelo cheiro. E são capazes de detectar ruídos de forma muito mais fácil que nós.  É por isso que, apesar de não ter noção do tempo, o cachorro sabe que o tutor saiu de casa e começa criar uma expectativa perto do horário da volta do seu dono. Isso também explica por que eles ficam tão assustados com fogos de artifício, secadores e aspiradores de pó.

Outra curiosidade sobre cachorro é que cada um tem um focinho único, assim como a sua digital. Semelhantes a digital humana, cada um é diferente do outro com características próprias em suas ranhuras.

Também tem o fato de que alguns alimentos são fatais para cães, como chocolate e algumas plantas venenosas para pets. Além disso, uma alimentação inadequada é a principal causa para a obesidade canina, que pode levar a várias doenças. Porém, eles podem comer grama à vontade e isso até ajuda na digestão.

Sobre a espectativa de vida, algumas raças podem chegar aos 30 anos. E por isso é tão importante ter essa noção antes de adotar ou comprar um bichinho. Os cachorros grandes vivem menos. Mas boas rações, exames periódicos e alimentação balanceada podem garantir uma vida longa e super saudável aos cachorros.

 

Outra curiosidade é que a urina do cachorro é ácida. Ela pode corroer metais, por exemplo. A alternativa mais segura, e confortável para eles, é um tapete higiênico.

Fatos sobre cachorros: eles também sonham. Você já observou seu cãozinho enquanto ele dorme? Muitos cachorros podem emitir sons baixinhos – uma espécie de latido – e mexer as patinhas, o focinho e até mudar de posição bruscamente enquanto dormem.

Esses sinais são bons: o seu cachorro está dormindo no estágio mais profundo do sono – e possivelmente está sonhando.

Sobre os olhos, eles veem praticamente todas as cores. Mas não têm nos olhos uma estrutura que diferencia a cor vermelha e o cérebro canino entende como algo acinzentado”, disse o veterinário. Os doguinhos relacionam psicologicamente os formatos mais que as cores. Portanto, vale testar diferentes tipos de brinquedos e acessórios para seu cachorro se entreter.

Uma das formas mais didáticas de reconhecer o comportamento do seu cachorro é por meio do rabo: eles estabelecem uma forma de comunicação conforme fazem movimentos. Ele pode sinalizar arrependimento, angústia, energia, insegurança, medo e até ameaça: tudo de acordo com os movimentos feitos pelo seu rabinho.

Embora o movimento de balançar o rabo de forma rápida seja conhecido como felicidade, é preciso observar com cautela: o doguinho também pode estar estressado.

Uma curiosidade dos gatos que também se estende aos cachorros é que cada um têm personalidades únicas, singulares. Mas, atente-se ao meio em que convivem: o ambiente e moradia do seu cachorro também forma a personalidade dele, e tudo pode influenciar nesse momento – desde o convívio em excesso com outros cachorros à quantidade de horas que ele fica sozinho.

Com agências

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias