Foto: Fernando Dias
AVICULTURA

Fiscais participam de treinamento para atender síndromes respiratórias em aves

Foto: Fernando Dias
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Fiscais da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul participaram de treinamento de atualização sobre atendimento de casos suspeitos de síndrome respiratória e nervosa em aves. A capacitação ocorreu no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul, com médicos veterinários da regional de Porto Alegre e dos municípios de Mostardas, Pelotas, Jaguarão e Tramandaí.

“Esses municípios contam com sítios de aves migratórias, como a Lagoa do Peixe e a Estação Ecológica do Taim. O maior risco de introdução da influenza aviária, por exemplo, é pelo ingresso de aves migratórias possivelmente infectadas. São pontos que exigem atenção especial, por isso estamos priorizando esses locais num primeiro momento da capacitação”, explica a fiscal e médica veterinária Ananda Paula Kowalski.

O treinamento contou com uma parte teórica, pela manhã, e atividades práticas à tarde, com necropsia de aves e colheita de materiais para diagnóstico laboratorial. A capacitação será oferecida em todas as 15 regionais da Secretaria até o final do ano.

As atividades fazem parte de um plano de intensificação da vigilância para influenza aviária, após casos confirmados em aves não comerciais na América do Sul. A doença nunca foi detectada no Brasil, condição que mantém o país como o maior exportador mundial de carne de frango.

Mais informações sobre os principais sintomas, canais de notificação ao Serviço Veterinário Oficial e recomendações aos produtores podem ser consultadas AQUI .

Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)