AVICULTURA
Fiscais participam de treinamento para atender síndromes respiratórias em aves
Fiscais da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul participaram de treinamento de atualização sobre atendimento de casos suspeitos de síndrome respiratória e nervosa em aves. A capacitação ocorreu no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul, com médicos veterinários da regional de Porto Alegre e dos municípios de Mostardas, Pelotas, Jaguarão e Tramandaí.
“Esses municípios contam com sítios de aves migratórias, como a Lagoa do Peixe e a Estação Ecológica do Taim. O maior risco de introdução da influenza aviária, por exemplo, é pelo ingresso de aves migratórias possivelmente infectadas. São pontos que exigem atenção especial, por isso estamos priorizando esses locais num primeiro momento da capacitação”, explica a fiscal e médica veterinária Ananda Paula Kowalski.
- Surtos de gripe aviária em outros países abrem mercado para carne de frango brasileira
- Produtores rurais buscam cursos de capacitação para melhorias nas propriedades
O treinamento contou com uma parte teórica, pela manhã, e atividades práticas à tarde, com necropsia de aves e colheita de materiais para diagnóstico laboratorial. A capacitação será oferecida em todas as 15 regionais da Secretaria até o final do ano.
As atividades fazem parte de um plano de intensificação da vigilância para influenza aviária, após casos confirmados em aves não comerciais na América do Sul. A doença nunca foi detectada no Brasil, condição que mantém o país como o maior exportador mundial de carne de frango.
Mais informações sobre os principais sintomas, canais de notificação ao Serviço Veterinário Oficial e recomendações aos produtores podem ser consultadas AQUI .
Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul