Cresce apreensão de agrotóxicos contrabandeados na fronteira
O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), unidade especializada da Polícia Militar do Paraná (PMPR), registrou crescimento na apreensão de agrotóxicos em 2022. Os produtos contrabandeados somaram 29 mil unidades.
O batalhão bateu recorde em todos os índices de combate à criminalidade. No ano passado, a unidade apreendeu 78 toneladas de drogas, volume 88% maior do que o registrado em 2021, quando foram apreendidas aproximadamente 42 toneladas. O Batalhão é encarregado do policiamento ostensivo e preventivo nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Argentina.
No caso de medicamentos sem autorização dos órgãos de saúde e vigilância sanitária, foram 47 mil unidades interceptadas as munições, 6.205.
O BPFron também foi responsável pela prisão de 619 pessoas envolvidas com diferentes tipos de crimes e pela apreensão de 5.477 volumes de contrabando de produtos diversos e de 140 armas de fogo irregulares.
O Batalhão registrou, ainda, aumento de veículos recuperados (29%), ultrapassando a marca de 100 apreensões, enquanto que em 2021 elas totalizaram 78. Além disso, foram apreendidas 100 embarcações em situação de flagrante ao tentar acessar o território nacional com ilícitos dos mais diversos tipos.
“Todos esses resultados demonstram o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em região de fronteira, principalmente pelo papel que o Batalhão de Polícia de Fronteira desempenha, que é a integração com as forças de segurança, defesa e controle aduaneiro para trazer mais tranquilidade à nossa população”, disse o comandante do BPFron, tenente-coronel André Cristiano Dorecki.
Com AEN