AGRICULTURA
Seca: produtores contabilizam prejuízos na safra de milho do RS
Com altas temperaturas nos últimos meses e pouca chuva, algumas lavouras de milho já somam prejuízos acima de 70% no Rio Grande do Sul.
A situação ocorre em várias cidades do norte e noroeste do estado. A Rede Técnica Cooperativa, por exemplo, estima que as lavouras de milho somam perdas na casa de 70% e dados coletados em 20 cooperativas mostram prejuízos acima de 50%.
A fase reprodutiva do milho é a que exige maior umidade e por conta disso o prejuízo: não choveu na maior parte da região. Com isso, a produção fica afetada. Espigas que eram para se formar bem ficam com poucos grãos e, consequentemente, menor valor comercial.
- “Há sim a possibilidade de restituir esses valores já recolhidos”, diz advogado sobre o Funrural
- Atenção produtor! Mapa atualiza condições de inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar
O estado já estimou que a produtividade estadual vai cair 7%, passando de 7.337 quilos por hectare para 6.845 quilos por hectare. Em algumas regiões áreas com irrigação tem desenvolvimento melhor e no sequeiro as perdas são irreversíveis.
A situação do Rio Grande é parecida com a do Paraná, em que a seca – prevista para dar uma trégua nesta quarta-feira (28) – já traz prejuízo aos produtores de soja, como nós mostramos aqui no Portal Sou Agro.
Com agências