Foto: Faep
SEGURANÇA

Patrulha Rural Comunitária: agricultores podem ajudar a polícia no combate aos crimes rurais no PR

Foto: Faep
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A segurança no campo é uma grande preocupação dos produtores rurais. Os criminosos costumam ser violentos e deixar muitos prejuízos em assaltos nas propriedades. Pensando nisso, os produtores rurais de Ortigueira, no Centro Oriental paranaense, receberam mais um incentivo para se engajar no combate à criminalidade no campo. Lembrando que o projeto é utilizado em todo estado.

O subcomandante e militares estaduais da Patrulha Rural Comunitária do 26° Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Paraná apresentaram no sindicato rural local o Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná (PMPR). A iniciativa visa proporcionar mais segurança e reduzir os índices de criminalidade no campo.

 

Na reunião, o capitão Íncare Correa de Jesus, da Polícia Militar do Paraná, fez uma apresentação sobre como funciona a patrulha e a importância do engajamento de todos para a prevenção e agilidade no atendimento de ocorrências. O agente também falou sobre o convênio em andamento que vai autorizar os sindicatos rurais a realizarem um cadastro das propriedades, facilitando o atendimento de todos os produtores interessados.

“O objetivo foi buscar a integração do sindicato rural e produtores de Ortigueira ao Patrulha Rural, a fim de melhorar, aperfeiçoar e dinamizar os serviços prestados pela corporação à comunidade paranaense, proporcionando melhor qualidade de vida e segurança ao homem do campo”, afirmou Correa.

Capacitação e Renagro

Com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, a PMPR promoveu a capacitação de 220 agentes neste ano, a fim de atualizar o programa que existe desde 2009.  Uma das principais novidades nesse processo é o novo sistema para consulta e cadastro de informações de propriedades rurais, dando mais celeridade ao levantamento de dados básicos para uma ação rápida como resposta às ocorrências.

Durante a reunião, também foram apresentadas informações sobre o Registro Nacional de Máquinas Agrícolas (Renagro), que deve ser feito por proprietários de tratores e máquinas agrícolas de todo Brasil que transitam em via pública. A obrigatoriedade passou a valer em 1º de outubro deste ano.

 

O Renagro cria uma base de dados com informações dos veículos agrícolas em nível nacional, com o objetivo de aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências. O documento serve para atestar a posse do seu maquinário, trazendo mais segurança também para as operações de compra e venda destes veículos.

Cartilha de Segurança Rural

O governo do Estado, em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR, elaborou uma cartilha sobre segurança rural. O material trata sobre como reduzir as chances de agricultores e pecuaristas serem vítimas de criminosos. Entre os assuntos abordados, estão mudanças comportamentais, estruturais, nas edificações, cercados e iluminação dos moradores de áreas mais distantes de centros urbanos.

(Com Faep)

(Débora Damasceno/Sou Agro)