Foto ilustrativa: Envato

Lavouras do Oeste do PR estão em boas condições, mas precisam de chuva, aponta boletim do Deral

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto ilustrativa: Envato

As lavouras do Oeste do Paraná apresentam boas condições até o momento, mas precisam de chuva. Grande parte das culturas entrou em estágio reprodutivo, o que exige grande demanda hídrica. A informação é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (20).

Preocupa um pouco o fato de que as chuvas que caíram no Paraná são isoladas e há previsão de tempo seco para os próximos dias.

Na região Oeste do estado, a maior parte das áreas de soja está em desenvolvimento reprodutivo. Os agricultores seguem fazendo manejo contra pragas, doenças e outras ervas daninhas. O milho também está nessa fase, em sua maioria, mas há áreas que estão no período de enchimento de grãos.

 

Colheita do feijão

A colheita do feijão chegou agora em 7% e por enquanto está difícil medir a qualidade depois da chuvarada que a cultura pegou em setembro/outubro. Por enquanto, o boletim do Deral avalia que 61% dos grãos estão em boas condições, 35% em condições médias e 4% em condições ruins.

Confira o andamento das safras no estado:

lavouras

 

Região Sul

A colheita das culturas de inverno está se encaminhando para o final. Até o momento, está confirmada a redução na produtividade e na qualidade dos grãos. Este último item está sendo considerado um dos piores dos últimos anos, em especial na cultura do trigo.

A colheita de tomate teve início no município de Mandirituba, com boas perspectivas de mercado. Os olericultores da região também estão colhendo batata, cebola, cenoura, beterraba, abobrinha, feijão vagem, milho verde, pepino e pimentão.

A colheita de batata deve se intensificar nos próximos dias. Até o momento as lavouras colhidas apresentam rendimento dentro do esperado e os bons preços praticados no mercado animam o produtor.

Sudoeste

A colheita da uva para consumo começou com boa qualidade e produtividade, estimulando produtores para a próxima safra. As poucas áreas de feijão da região também começaram a ser colhidas: as lavouras sofreram com
baixa temperatura no início do desenvolvimento, na sequência ocorreu um período com muita chuva e, no final do ciclo, altas temperaturas e baixa umidade, fatores que levaram ao baixo rendimento da cultura.

Quanto à soja, grande parte das áreas está em período reprodutivo e necessita de chuvas. Por outro lado, ainda há uma parte significativa em início de desenvolvimento vegetativo, devido ao atraso no plantio e também pela falta de umidade e altas temperaturas.

A cultura do milho, que se encontra, em grande parte, na fase reprodutiva, está sendo afetada pelo baixo volume de precipitação, perdendo potencial produtivo.

Confira o boletim completo e a análise de todas as regiões AQUI.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas