Foto: Envato

Conheça novo fertilizante com tecnologia restauradora da biodiversidade do solo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Envato

Uma empresa desenvolveu o primeiro fertilizante mineral sólido do mercado com tecnologia que equilibra, restaura e fortalece a biodiversidade microbiana do solo. O Performa Bio, feito pela Mosaic Fertilizantes, estimula a recomposição da atividade de microrganismos benéficos, aumentando a capacidade de absorção e o aproveitamento dos nutrientes, elevando, consequentemente, o patamar de produtividade e de sustentabilidade dos sistemas de produção de alimentos.

O desenvolvimento e lançamento do produto reforçam a missão da empresa em ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa e o compromisso da estratégia ESG com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU (Fome Zero e Agricultura Sustentável). “Integrando conhecimento agronômico e inovação, oferecemos novidades para que os agricultores elevem a produtividade de suas lavouras e aumentem a entrega de alimentos para o mundo com menor impacto ambiental”, afirma Eduardo Monteiro, vice-presidente Comercial da Mosaic Fertilizantes.

A utilização do solo, safra após safra, altera as características químicas, físicas e biológicas da área, ou seja, afeta a “saúde do solo”. “Para garantir a produção de alimentos, é preciso promover o equilíbrio dessas características por meio da elevação da biodiversidade, propiciando a entrada e a atividade de microorganismos benéficos”, explica o porta-voz.

A redução da diversidade biológica facilita ataques de fungos patogênicos e nematóides, impacta na absorção dos nutrientes pelas plantas e reduz a eficiência dos insumos aplicados, gerando baixa produtividade. Para reverter a situação, é necessário realizar o manejo da qualidade biológica da terra. “Performa Bio é um fertilizante mineral com efeito biológico em todos os grânulos, ou seja, a regeneração da diversidade microbiana é estimulada e, como consequência, aumenta a qualidade e a saúde do solo, promovendo maior absorção de nutrientes e ganhos na colheita”, ressalta Monteiro.

 

Os resultados do Performa Bio foram confirmados por estudos em três safras (2019/20, 2020/21 e 2021/22), em 24 locais diferentes, em nove Estados brasileiros e com 85 experimentos. No milho verão, houve incremento médio de produtividade de 14,7 sacas por hectare, em comparação ao manejo convencional. Na soja, o aumento foi de 5,1 sacas por hectare. “Os números mostram o investimento se refletirá em rentabilidade para o agricultor. Inúmeros outros benefícios também serão notados ao longo dos anos ao promover a sustentabilidade das lavouras com a promoção da saúde do solo. Longevidade, eficiência e rendimento operacional serão notórios”, destaca Eduardo Monteiro.

Além da tecnologia do fertilizante que contribui diretamente para a saúde do solo, Performa Bio oferta ao solo alta concentração de nutrientes, fósforo e enxofre de alta eficiência, promovendo plantio em menor tempo e maior aproveitamento dos nutrientes no ciclo das culturas. A granulometria uniforme, a qualidade física superior e o perfeito equilíbrio nutricional e biológico geram fluidez na aplicação em campo, facilidade de manuseio e aumento de produtividade e qualidade do solo.

Com Assessoria Mosaic Fertilizantes

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas