Suspeitos aplicavam golpes em produtores rurais usando venda de gado
#souagro| A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual Repressão a Crimes Rurais (DERCR) e do Ponto Focal Rural de Posse, prendeu, nesta sexta-feira (18), o mentor de golpes envolvendo gado.
Dois produtores rurais da região de Alvorada do Norte foram vítimas de golpes praticados na região, com prejuízo que passa dos R$ 100.000,00. A Especializada descobriu, por meio de investigação, que o gado objeto do golpe era destinado ao estado da Bahia, acobertado de documentação falsa, em trânsito durante a noite.
- Quase uma tonelada de pescado irregular é apreendida em caminhonete
- Volume do abate de bovinos sobe 11,2% no Brasil
Após investigações, parte do gado foi localizado e apreendido naquele estado. Na primeira fase da operação, um home foi preso. Na segunda fase, deflagrada neste dia 18, o outro investigado foi preso com mandado de prisão preventiva.
COMO ELES AGIAM
Durante a investigação, apurou-se que o preso na primeira fase comprava gado de produtores rurais, pagando com cheque de terceiros. Antes que o prazo do negócio se concretizasse, ele alegava para o emissor do cheque que havia perdido o documento. No entanto, isso se tratava de uma manobra para que a folha de cheque fosse reaproveitada em outro negócio.
- 10 vezes em redução: conheça a tecnologia que diminui o custo de análise da qualidade de rações para peixes
- Pequi sem espinhos: produtores rurais poderão plantar novas cultivares
Com isso, o homem preso hoje, deixava um cheque dele em caução ao negócio, até que o emissor do cheque alegado como extraviado entregasse nova ordem de pagamento. Além disso, o suspeito ofertava pasto e embarcador para os animais que seriam enviados à Bahia tendo, inclusive, completado a carreta de gado com animais de origem desconhecida.
As buscas foram realizadas na casa do investigado, local em que foram encontradas armas de fogo, bem como nas propriedades rurais a ele vinculadas, onde ocorreu verificação do rebanho, inconsistente com os dados informados pelo investigado para a Agrodefesa.
(Com PC/GO)