Fazenda Rio da Paz, de Cascavel, conquista Mérito Genético Angus pelo terceiro ano seguido

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A Fazenda Rio da Paz, de Cascavel (PR), arrematou, pelo terceiro ano consecutivo, o Troféu Mérito Genético Angus  Luiz Alberto Fries. A propriedade, comandada pelos criadores Antônio e Renato Zancanaro, vem desempenhando trabalho consistente no melhoramento genético da raça Angus com foco na seleção de matrizes superiores para assegurar a evolução do rebanho. Representada por Renato, a fazenda foi agraciada com o prêmio na tradicional festa de fim de ano da Associação Brasileira de Angus realizada no Clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS).

Segundo Renato Zancanaro, a conquista mostra o caminho correto que vem sendo trilhado pela Rio da Paz. “Entendo também que é um desafio. A cada ano temos que nos superar. E quando você recebe o Mérito Genético, se manter não é fácil. É preciso foco no trabalho, no critério. Sem critério o plantel não evolui. Você tem que conhecer o rebanho, saber o que quer produzir, onde você está, o que está fazendo certo e errado e, dessa forma, se consegue a evolução genética do plantel”, destaca o criador. Ele comemorou a conquista ao lado de amigos pecuaristas de todo o país.

O segundo lugar ficou com a Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS), de Fábio Langlois Ruivo. Logo em seguida, sagrou-se a Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), de Caio Cezar Fernandes Vianna. Em quarto lugar, destacou-se a Fazenda da Barragem, de Dom Pedrito (RS), de Francisco de Paula Cardoso Jr. e filhos. A 5ª posição foi ocupada pela Estância Três Marias, de Santa Vitória do Palmar (RS), de Francisco Azambuja Amaral.

Presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, parabenizou os criatórios pelo trabalho voltado à produção de reprodutores melhoradores e reforçou a importância de se fomentar cada vez mais a seleção para garantia de uma pecuária rentável e produtiva. “Para nós é uma alegria podermos novamente entregar esse mérito em mãos aos nossos criatórios. É mais do que merecido que eles sejam reconhecidos pela atuação de qualidade que têm realizado em suas propriedades em prol da raça Angus. É graças a eles que avançamos cada vez mais”.

Na ocasião, ainda foram entregues os troféus do Mérito Genético dos últimos três anos, não confiados aos criadores anteriormente em função da pandemia. O prêmio é uma realização da Associação Brasileira de Angus em parceria com a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e a Progen.
Com informações de Assesssoria Agropecuária

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias