Foto: Sou Agro
AGRICULTURA

“Esperamos uma safra boa, uma safra cheia”, diz agricultor sobre produção de soja no Oeste do PR

"Esperamos uma safra boa, uma safra cheia", diz produtor sobre produção de soja no Oeste do PR
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Hoje nós vamos falar da soja. O plantio enfrentou alguns problemas por conta do excesso de chuvas, com as chuvas acima da média nos últimos dias no Paraná. Mas agora tudo se normalizou e a expectativa é muito positiva para esta safra.

“Já faz mais ou menos uns 40 anos que eu trabalho aqui na lavoura e plantamos aqui nessa área soja e nós estamos aí com a questão da previsão do tempo. Como o clima está confuso, o frio atrapalhou. Esse ano tivemos bastante aquelas chuvas fortes que deu uma complicação, deu uma paradinha no plantio. Mas aí, graças a Deus, ele deu uma estabilizada. Terminamos o plantio, que é o último plantio feito e a expectativa para a safra é boa”. diz Roberto Carlos Zibetti, produtor rural.

 

Mesmo com os obstáculos durante o plantio, seo Roberto comemora os resultados e espera que a safra desse ano surpreenda nos resultados.

“Esperamos que seja realmente, que tenhamos uma safra boa, uma safra cheia e vamos agradecer para que tudo corra bem para isso”, finaliza seo Roberto.

CHUVAS QUE AFETARAM A SOJA

Nos últimos dias tivemos registros históricos de chuvas acima da média no Paraná, inclusive mostramos aqui no Sou Agro uma propriedade onde o excesso de umidade fez com que a propriedade do Jones Gottardi, em Tupãssi, região Oeste do Paraná, fosse invadida por caracóis e lesmas. Ele percebeu que a planta que estava com 4 a 5 dias de nascida no campo estava com ataque severo das pragas.

Tudo isso por conta das chuvas: “Temos uma área de 24 alqueires e comecei a perceber a presença de lesmas e caracóis. Isso ocorre por conta da presença de matéria orgânica e condição de umidade muito grande, que foi o que ocorreu a partir da chuva”, afirmou.

 

VEJA O VÍDEO:

 

ESTIMATIVA NACIONAL

A segunda estimativa para a safra de grãos em 2022/23 indica um volume de produção de 313 milhões de toneladas, aumento de 15,5% se comparado com o resultado do último ciclo, o que representa quase 42 milhões de toneladas a mais. O crescimento reflete uma estimativa de elevação na área plantada da soja.

No geral, a área semeada no país deverá chegar a 76,8 milhões de hectares, ante aos 74,5 milhões de hectares cultivados em 2021/22, como mostra o 2º Levantamento de Grãos da Safra 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)