Agricultores familiares poderão ter acesso facilitado a políticas públicas
#souagro| Com o objetivo de aproximar pequenas comunidades às políticas públicas do governo federal, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa, nesta semana, da segunda oficina do Projeto Vitrines.
Na ocasião, a Conab apresenta a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante o pagamento de subvenção a extrativistas quando realizam a comercialização por valores abaixo do preço mínimo.
- Quase uma tonelada de pescado irregular é apreendida em caminhonete
- Volume do abate de bovinos sobe 11,2% no Brasil
A primeira oficina ocorreu em junho, na cidade de Lábrea, no Amazonas. Durante a ação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza, junto com instituições parceiras, um diagnóstico das necessidades de determinadas populações, além de ofertar um conjunto de políticas públicas disponíveis para viabilizar as atividades econômicas nessas localidades.
Participam do encontro ONGs, órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural, prefeituras, associações e cooperativas. A oficina de trabalho envolve a apresentação de metodologias, com base em publicações do Projeto Lira, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE).
- Referência em sanidade animal, Brasil é inspiração para países da América Latina
- Produção de trigo e cevada pode superar expectativas no RS
Além disso, outras atividades estão previstas, como as visitas técnicas que serão realizadas em comunidades no município de Almeirim, em Monte Dourado/PA, em Laranjal do Jari/AP, no Quilombo Santo Antônio e também nas empresas beneficiadoras de castanha em Monte Dourado.
(Com Conab)