Foto: reprodução internet
Boletim Climático

“É uma onda de frio espetacular que pode trazer um prejuízo grande”, diz Coutinho sobre previsão do tempo

Foto: reprodução internet
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Fim de outubro começo de novembro e vai ter frio, é isso mesmo? Sim, você não leu errado. A previsão é de frio intenso para os próximos dias inclusive deve ter geada no Sul do país: “É uma onda de frio espetacular em termos de novembro, mas que pode trazer um prejuízo grande, especialmente aqui na fruticultura de Palmas e a região da maçã e uva aqui em São Joaquim, na Serra Gaúcha. Temperaturas bem abaixo de zero podem acontecer na nossa área, trazendo prejuízo muito grande”, diz Ronaldo Coutinho, Engenheiro Agrônomo.

E as baixas temperaturas já começam a ser sentidas nos próximos dias: “A queda absurda da temperatura do dia 29 de outubro até 7 de novembro. Frio de 4 a 6 graus abaixo do normal. Muito frio na Bolívia, Paraguai, norte da Argentina, Uruguai e região Sul, principalmente Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sul e Oeste de Minas, sul do Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo”, detalha Coutinho.

 

VEJA TODOS OS DETALHES NO VÍDEO:

"É uma onda de frio espetacular que pode trazer um prejuízo grande", diz Coutinho

 

PRODUTORES PREOCUPADOS 

Os produtores estão preocupados com essa previsão. Nesta semana mostramos aqui no Sou Agro, como os agricultores estão receosos com a possibilidade de geada.

“É uma indústria a céu aberto e os riscos são por nossa conta. Se houver geada agora, vai ser uma tragédia. As plantas de soja mal estão saindo do chão por que a chuva foi muito intensa e fria. Tivemos estragos, mas se houver geada que precisarmos replantar soja, a janela para plantar milho safrinha se perde”, afirma, preocupado, Edmilson Zabott, que é produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Palotina.

 

“Isso ameaça também toda cadeia de proteína animal e gera uma preocupação na área de alimentos. Eu, por exemplo, plantei sorgo para escapar da cigarrinha, principal praga para o milho safrinha. E estamos torcendo para que a previsão não se confirme”, lamenta.

frio
Edmilson Zabott teme pela confirmação da geada.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Foto: reprodução)

(Débora Damasceno/Sou Agro)