Boletim Climático
Paraná tem altos acumulados de chuva e previsão não indica trégua
#souagro| No Paraná, a primavera começou com frio e já mudou emendou com muita chuva. No fim de semana fomos de geada ao tempo chuvoso em poucas horas e tudo indica que será assim pelo menos até sexta-feira (30).
“A expectativa é do tempo continuar bastante instável no Paraná. Nós continuamos observando ingresso de calor e umidade em diversos níveis da atmosfera desde a da região norte do país até o Paraná, até o Paraguai, até o Mato Grosso do Sul. E essa condição acaba favorecendo a formação das áreas de instabilidade. Dessa forma nós temos especialmente nas regiões oeste, sudoeste, noroeste e norte do Paraná o risco ainda um pouco mais elevado para a tempestade, mas a chuva ocorre em todos os setores”, detalha Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
- Mais 7 navios carregados com grãos deixam a Ucrânia
- Conheça vantagens do capim elefante para nutrição do rebanho
VEJA O VÍDEO:
Os acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram bastante significativos, com destaque para o Sudoeste onde em Capitão Leônidas Marques, choveu 74 milímetros e Capanema choveu 68.8 milímetros e em Dois Vizinhos foram 60.4 milímetros em 24 horas, segundo o Simepar.
No Oeste, destaque para Foz do Iguaçu com 47.8 milímetros, Santa Helena com 41.4 e Cascavel que teve registro de 38.6 milímetros.
- Aplicativo ajuda produtor de soja a enfrentar escassez de fertilizantes
- Faturamento de lavouras de café superam R$ 61 bi em 2022
“Destaque aí para o volume de chuva. Nas últimas 24 horas já tivemos aí chuva acima aí dos 60 milímetros, por exemplo ao longo da Bacia do Iguaçu entre a região Sul e o Oeste do Paraná e em vários setores, região metropolitana por exemplo, a chuva em torno aí dos 30 milímetros. No norte e no noroeste acumulados por enquanto não são tão significativos. De qualquer forma o tempo vai seguir instável, inclusive durante boa parte da semana essa condição de instabilidade vai persistir. Então nós teremos aí uma semana com destaque para o volume de chuva que deve ultrapassar 100 milímetros em vários setores, inclusive podendo causar alguns transtornos à população em função desse volume bastante elevado de chuva previsto aí pelo menos até a próxima sexta-feira. Temperaturas em média não se elevam tanto em função dessa condição da instabilidade”, finaliza o meteorologista.
(Foto: Envato)