PECUÁRIA
Maripá é a 8ª colocada em ranking nacional de produção de tilápia
O município de Maripá, região Oeste do Paraná, ocupa a 8ª colocação no ranking nacional da produção de tilápia. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal 2021 realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada na quinta-feira (22) pela Agência de Notícias do IBGE.
Com uma produção de 8,05 toneladas e 102 produtores, o município se destaca no cenário brasileiro e reforça o importante papel da piscicultura para a economia da cidade. “Desde o início da história de Maripá, a produção da tilápia vem se desenvolvendo e destacando-se pelo uso da tecnologia empregada para aumentar a produtividade, investimentos que partem dos produtores para evoluir na atividade, que se unem aos incentivos do poder público.
- Após um ano de restrição, Rússia volta a comprar carne bovina brasileira
- “Tenho granja de suínos e a cooperativa não quer alojar enquanto a prefeitura não arrumar a estrada”, diz suinocultor
Com isso, há anos viemos nos mantendo entre os maiores produtores do estado e agora também figurando entre os maiores do país”, pontua o engenheiro de pesca e diretor do Departamento de Meio Ambiente e Piscicultura, Cleiton Manske.
Segundo o prefeito Rodrigo Schanoski, o apoio e incentivo do governo municipal acompanham o desenvolvimento da cadeia produtiva em Maripá. “Além do acompanhamento técnico especializado, os produtores contam com subsídios para serviços de maquinários e solo brita para manutenção dos acessos às propriedades rurais e conservação dos tanques escavados. Um trabalho muito importante da Secretaria Municipal de Agricultura, fundamental para estes resultados”, afirma Schanoski.
- Eleições Paraná: saiba as propostas do agro da candidato a governador Requião
- Produção brasileira de amendoim cresce mais de 100% nos últimos anos
Rodrigo também destaca a relevância do peixe para o município em outras áreas. “A tilápia se tornou um dos símbolos da cidade. Está presente em nosso prato típico, na logomarca do município, no portal turístico e em nossa maior festa – a Festa das Orquídeas e do Peixe. Tudo isso fez com que o peixe se tornasse, hoje, parte da essência do município, que contribui para o desenvolvimento econômico e turístico de Maripá”, ressalta o prefeito.
No Brasil, a tilápia segue liderando entre as espécies criadas em cativeiro (piscicultura) desde o início da série histórica. Em 2021, foram 361,3 mil toneladas, ou 64,6% da produção total de peixes no país. A região Sul foi a principal produtora, com Paraná liderando o ranking dentre os estados brasileiros.
- Há dois dias do fim do prazo, muitos produtores ainda não declararam o ITR
- Produção de feijão é tema de curso promovido pelo Senar
Em nível municipal estão Nova Aurora (PR), seguido por Morada Nova de Minas (MG), Palotina (PR), Toledo (PR), Assis Chateaubriand (PR), Glória (BA), Petrolândia (PE) e Maripá (PR).
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com assessoria)