mapa
ESPECIAIS

Mapa dá prioridade na aprovação de defensivos contra pragas que preocupam agricultura

mapa
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai priorizar o registro de defensivos que combatem pragas que hoje mais preocupam a agricultura. Será uma seleção dos processos de registro de agrotóxicos e afins que passarão a ter prioridade de análise dos registros.

Ao todo, foram selecionados 28 processos, entre 394 elegíveis, de 67 empresas registrantes. Seis pragas consideradas prioritárias não tiveram nenhum pleito de registro de agrotóxicos para o seu controle: 4 bactérias e 2 pragas quarentenárias presentes na mosca-da-carambola e ácaro-hindu dos citros.

 

A seleção atende ao Decreto nº 10.833/2021 e foi realizada conforme os critérios definidos na Portaria nº 581/2022 que objetiva o controle de pragas importantes para a agricultura e busca promover a competitividade, a fabricação e a formulação nacional dos agrotóxicos que tenham essas pragas como alvo. Além disso, a Portaria busca trazer critérios objetivos e dar transparência ao processo de escolha dos pleitos de registros a serem priorizados.

“A intenção da seleção é dar celeridade à aprovação de soluções para o controle químico dos problemas fitossanitários que mais afligem os agricultores no momento”, explica o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

 

Confira a lista AQUI.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)

(Foto: reprodução)

(Débora Damasceno/Sou Agro)