ESPECIAIS
Assinado acordo para retomada da exportação de grãos da Ucrânia
#souagro| Foi assinado, nesta sexta-feira (20) o acordo para retomada das exportações de grãos da Ucrânia, pelo Mar Negro. A informação foi confirmada por autoridades da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Ucrânia.
As partes envolvidas chegaram a um acordo e foi assinado o termo. O acordo pode liberar cerca de 18 milhões de toneladas de trigo, milho e outros grãos que a Ucrânia deixou de exportar por causa da guerra contra os russos.
Tudo isso contribuiu para um aumento dos preços globais de alimentos que teria provocado protestos em 17 países .
- Cultivares de alta perfomance estarão no Show Rural de Inverno
- Empresas do agronegócio podem levar produtos brasileiros para feiras internacionais
Mesmo com os governos chegando a um acordo, navios privados, seguradoras e tripulações marítimas podem hesitar em movimentar cargas de Odessa e outros portos da zona de guerra, dada a ameaça de novos ataques, Tanto Rússia quanto Ucrânia colocaram minas marítimas no Mar Negro que representam perigo para o deslocamento de qualquer navio na área.
A Ucrânia exportou cerca de 2 milhões de toneladas de grãos em junho por via terrestre e por meio de navios menores saindo do rio Danúbio para o Mar Negro, segundo autoridades ucranianas. Além dos grãos retidos atualmente na Ucrânia como resultado da invasão, há o desafio de como armazenar ou exportar a próxima safra de verão do país, estimada em 65 milhões de toneladas.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)
Foto: Twitter