leite
PECUÁRIA

Produção de leite aumenta no frio, saiba o motivo

leite
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| O frio divide opiniões quando falamos em agronegócio, isso porque para alguns produtores ele é ruim e pode resultar em prejuízos. Só que por outro lado, o frio é benéfico para várias culturas e produções, como é caso do gado de leite.

No Laticínio Star Milk, que fica no interior de Céu Azul, nos dias mais gelados, a rotina das atividades muda e a produção aumenta. Isso acontece, pois os animais da raça holandesa não são de regiões quentes, mas eles se adaptam muito fácil, mesmo assim, estar em ambientes mais frios fazem faz com que as vacas produzam mais leite, segundo o sócio proprietário da empresa, Mario Sossella Filho.

“A vaca não tem glândula sudorípara, ou seja, ela não tem suor e elimina calor através da língua. Quando pega uma temperatura de 40°C por exemplo, ela precisa fazer um esforço imenso para liberar o calor, ela tira energia que vem da alimentação. Essa alimentação faz com que ela diminua a produtividade, porque a energia vai para perder o calor, para poder se manter, para sobreviver, ela precisa de muito sangue passando no coração para produzir um litro de leite, então ela faz muito esforço. Já nos dias frios melhora muito a rotina dela, porque ela está tranquila, ela não faz esforço. A vaca no calor parece que está sempre correndo, na época do frio ela vai ficar andando, então não tem um desgaste maior e com certeza aumenta a produção do leite”, explica Mario.

leite

 

“Então elas gostam do frio, porque esses animais são de lugares frios. Algumas pessoas dizem: mas tem gado em Israel, no nordeste. Sim tem, mas o que acontece? é preciso em algum momento do dia muito quente, cessar essa temperatura alta. Pois é que nem um carro esquentando, se você deixa ele ferver completamente ele vai fundir. Se você pega em um período e põe uma água mais fresca ela vai aguentando, a vida útil diminui, mas sobrevive, a vaca é a mesma coisa. Então quanto mais frio melhor”, detalha Mario.

 

Mas para que essa produção aumente nos dias frios, é preciso tomar algumas providências para melhorar o ambiente onde as vacas estão. Tem algumas coisas que não agradam muito os animais e consequentemente resultam em menos produção, por isso nos dias gelados é importante ter cuidado especial para garantir uma boa produtividade e também uma melhor qualidade de vida para o gado leiteiro: “A vaca não gosta de garoa e chuva fina na cabeça. Então esses dias muito frios que as vacas ficam ao relento, as propriedades às vezes não tem barracão, elas não conseguem produzir. Isso faz com que elas fiquem inquietas, elas não ficam satisfeitas, ficam nervosas. Com isso elas se mexem mais, não ficam tão tranquilas. Então a vaca ela tem que ser tratada com muito carinho, no sentido de que sempre que possível um ambiente de não muito calor, mais fresco. Quando está chovendo, se ela tiver condições ficar em um lugar de abrigo. Ela não gosta de muito molhado, por exemplo, barro até a canela, isso faz com que ela desperdice muita energia pra caminhar e isso tira do leite, da produção e assim tudo da vaca está relacionado ao conforto e ao bem-estar”, detalha Mario.

Para finalizar, Mario Reforça a importância do bem-estar animal e afirma que o resultado é surpreendente: “Quanto mais conforto você der, mais tranquilidade você der, isso reverte tudo em leite, em litros de leite. Nós temos barracões aqui que antigamente eram abertos. Hoje nós fizemos com ventilação forçada, tiramos o calor do barracão e injetamos o ar mais fresco. Elas aumentaram 100 litros de média por vaca por dia.  Então quanto mais conforto você der, mais leite ela vai dar”, finaliza Marinho.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

 

(Foto: Portal Sou Agro)

(Débora Damasceno/Sou Agro)