ESPECIAIS
Máquinas agrícolas vão ajudar bombeiros no combate a incêndios
#souagro| Militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso estão recebendo do Senar-MT, um treinamento de operação de máquinas agrícolas. O curso é realizado para ensinar as equipes sobre como fazer aceiros em zonas rurais que estiverem sendo afetadas por focos de incêndios.
Os aceiros são faixas para prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando queimadas em zonas rurais que estiverem sendo afetadas por focos de incêndios. Na capital, Cuiabá a segunda turma de operação de pá carregadeira já terminou o curso. Representantes dos batalhões de várias regiões do estado, participaram do curso e devem repassar os ensinamentos ao restante dos colegas.
- Início de semana deve ser de mais geadas pelo Sul do Brasil
- Brasil registra queda de 18% na produção de café
O curso tem como tópicos de ensinamentos, a utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), direção defensiva na operação da máquina, equilíbrio da carga pós eixo conforme a pá carregadeira, centro de gravidade da máquina, deslocamento, movimentação e estacionamento, entre outros.
O treinamento foi ministrado em duas etapas, sendo uma parte teórica no Centro de Treinamento do Batalhão de Emergências Ambientais, mais conhecido como CT do Fogo, em Cuiabá. Já a prática foi em uma propriedade rural na região metropolitana.
- Região Sul respondeu por 66% do abate nacional de suínos em 2022
- Cooperativas iranianas buscam parcerias brasileiras para compra de carne halal
O conhecimento vai ajudar muito, principalmente durante o período de estiagem: “Os aceiros previnem a expansão do fogo pela vegetação e se os militares têm esse conhecimento de como fazê-los, quando estiverem a campo vão poder contribuir para o controle dos incêndios”, afirma o instrutor credenciado do Senar-MT, Renato Rezende.
Além da capacitação aos bombeiros, o Senar-MT e Sindicatos Rurais também disponibilizam formações para brigadas de incêndio para produtores e moradores de comunidades rurais. Entre os meses de junho e julho há 24 cursos previstos nessa área, divididos entre três tipos de brigadas: Formação de Brigadas de Incêndio Florestal, Formação de Brigada de Incêndio – NTCB 34 e Formação de Brigada de Incêndio – tipo II. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende seu município e verificar a demanda.
Mobilização
Em Rondonópolis, o Sindicato Rural já se reuniu com o Corpo de Bombeiros lotado no município para definir as estratégias de combate ao fogo neste ano. A meta é disseminar informações básicas de combate ao fogo para que os produtores consigam se organizar em uma primeira resposta ao incêndio.
A expectativa é levar conhecimento a 120 propriedades rurais dos municípios de Dom Aquino, Poxoréo, Guiratinga, Alto Garças, Pedra Preta, Alto Taquari e Rondonópolis, cujos índices de incêndios florestais já estão mapeados.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Senar/MT)
Fotos: A Tribuna