ESPECIAIS
Italiano é preso por transporte ilegal de madeira em aeroporto
#souagro| O transporte ilegal de madeira foi flagrado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (16). O responsável pela carga é um italiano que foi preso pela Polícia Federal.
O estrangeiro transportava, ilegalmente, ripas de madeira originárias da espécie pau-brasil. De acordo com a PF, ele foi preso quando tentava embarcar para Milão, na Itália, com conexão em Portugal.
- Diesel vai subir quase 15% após novo aumento da Petrobras
- “A Petrobras pode mergulhar o Brasil num caos”, diz Bolsonaro sobre possível aumento dos combustíveis
Ainda segundo a Polícia Federal, em uma fiscalização de rotina, foram encontradas 70 peças de madeira, que estavam dentro de uma bagagem despachada pelo passageiro, de 54 anos.
Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência da PF no Rio. O estrangeiro responderá por crime contra o meio ambiente.
- Mapeamento da propriedade e uso correto de defensivos são aliados dos produtores
- Guerra faz cair exportações de grãos da Ucrânia
A LEI
A lei diz o seguinte: receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.
Incorre nas mesmas penas quem vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.
- Guerra faz cair exportações de grãos da Ucrânia
- Instituições se unem para fortalecer criação de abelhas no Brasil
(Débora Damasceno/ Sou Agro com Agência Brasil)
(Foto: PF)