ESPECIAIS
Da sala de aula para o campo: conheça a mostra técnica do Colégio Agrícola de Palotina
#souagro| Uma oportunidade de levar para a comunidade tudo que se aprende em sala de aula, é isso que os alunos do Colégio Agrícola de Palotina estão tendo na 9° edição da mostra técnica da instituição.
Com uma grande estrutura montada justamente para demonstrar os projetos desenvolvidos pelos estudantes, a feira é um verdadeiro encontro do aprendizado: “Esse evento é dos principais do colégio, é onde a gente recebe a comunidade escolar de Palotina e da região. Nós temos alunos aqui de mais de vinte municípios da nossa região e do Mato Grosso também. Então a nossa comunidade ela é bem diversificada e nesses dias de mostra técnica os alunos colocam a campo aquilo que vem trabalhando na base teórica das disciplinas e os projetos que vão ser desenvolvidos justamente para esse momento, no intuito de nós fortalecermos a formação técnica do nosso aluno que é um aluno que está cursando o curso técnico que ao final de três anos vai para o mercado de trabalho”, detalha Glauco Torino, diretor do Colégio Agrícola.
- Polícia apreende agrotóxicos contrabandeados do Paraguai
- Senado pode votar hoje medidas sobre preço dos combustíveis
VEJA O VÍDEO:
E os alunos estudam todos os setores do agronegócio que são trazidos e demonstrados dentro da mostra técnica: “Nós temos um exemplo dos setores da pecuária, os alunos vão fazer as explicações sobre o manejo do gado bovino de leite, da ovinocultura, da caprinocultura, da piscicultura, que é o que a nossa estrutura aqui oferece aos nossos alunos de aprendizado. Passando para área da agricultura nós temos hortaliças, temos as forragens de inverno, as grandes culturas, então é uma diversificação sobre paisagismo, temos oficinas também das disciplinas da base nacional comum, turismo rural, a evolução da comunicação, então é uma gama bem diversificada”, explica Glauco.
- Alto preço do trigo leva milhões a risco de desnutrição; entenda
- Depois de muitas quedas, faturamento de máquinas e equipamentos volta a se recuperar
São dois dias de evento, o primeiro foi nesta quarta-feira (29) com número de visitante que surpreendeu e continua durante todo dia nesta quinta-feira (30): “A gente convida as pessoas a virem no evento que nos deixa muito honrado com as visitações, nossos alunos ficam felizes por poder mostrar aquilo que vem desenvolvendo. E no primeiro dia já passou por aqui bastante gente, nós fizemos uma estimativa por visitação de escolas, de pais, eu acredito que nós já temos mais de 500 visitações. Está muito positiva a visitação e a gente está muito feliz por esse momento em poder mostrar a escola para toda da região”, disse Glauco.
A IMPORTÂNCIA DO COLÉGIO AGRÍCOLA
O Colégio Agrícola de Palotina é um dos poucos do Paraná que conseguiram manter as atividades e a unidade tem fila de espera de estudantes aguardando uma vaga: “Nós temos 285 alunos em período integral nos cursos de técnico agrícola, técnico em agropecuária e técnico em agronegócio. Nós temos 116 alunos alojados que ficam aqui de segunda a sexta-feira, então é um trabalho de 24 horas sempre em função do nosso aluno, procurando melhorar e manter essa estrutura que é uma escola pública, tem as suas dificuldades, mas nós temos uma grande vantagem em Palotina, nós temos parceiros que nos mantém com uma estrutura a contento e quando nós nos socorremos desses apoios, eles estão sempre de prontidão para atender a solicitação da escola.
realmente a comunidade Palotina abraçou o colégio agrícola de muito tempo e nós estamos num momento bastante importante da escola”, finaliza o diretor.
(Débora Damasceno e Sirlei Benetti/Sou Agro)
(Foto: Sou Agro)