AGRICULTURA
Caravana Embrapa FertBrasil vem ao Paraná para ações sobre a falta de fertilizantes
#souagro | Com o objetivo é debater a crise provocada pela falta de fertilizantes, a Caravana Embrapa FertBrasil irá percorrer 48 regiões agrícolas brasileiras, ela já passou por Mato Grosso do Sul e São Paulo. Desta vez as cidades de Guarapuava, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa, as quais são cidades polo do Paraná, irão receber a caravana entre 21 e 24 de junho.
Além de debates, também vão capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas. As inscrições gratuitas estão abertas, conforme detalhado abaixo.
- Saiba onde o recurso do Crédito Rural está sendo aplicado
- Uso de drones pode gerar mais de 80% de economia com defensivos
“Os pesquisadores da Embrapa e os nossos parceiros no Paraná estão reunidos em uma força-tarefa para compartilhar as tecnologias e os conhecimentos que podem aumentar a eficiência no uso de fertilizantes, assim como estimular a adoção de práticas sustentáveis para maximizar a produtividade, reduzir custo e aumentar a renda dos produtores”, explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina -PR).
Ele ainda fala que a expectativa é auxiliar na superação da crise provocada pela falta e pelo alto custo dos fertilizantes, “por meio de capacitação e da troca de conhecimentos, estabelecendo um diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo e propondo soluções tecnológicas para atender as necessidades de cada região”, ressalta Nepomuceno.
A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer e da Rede ILPF e apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Banco do Brasil.
No Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP / SENAR), Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O IDR-Paraná irá contextualizar a situação paranaense, detalhando os sistemas de produção regionais e locais e o uso de fertilizantes. De acordo com Sandro Cesar Albrecht, coordenador do projeto Grãos, do IDR – Paraná, o Estado se destaca na produção nacional de grãos, sempre com altas produtividades. E, segundo ele, a fertilidade do solo e o uso correto de fertilizantes é condição básica para o sucesso da lavoura. “A adubação das lavouras representa aproximadamente 40% do custo de produção, mas com tendência de alta devido à crise internacional de fornecimento deste insumo”, diz Albrecht.
Para ele, a Caravana Fertbrasil demonstra mais uma vez que a Embrapa está atenta às demandas dos produtores e ao contexto global da produção de alimentos. “Em especial no nosso Estado, esta iniciativa complementa ações já consolidadas de parceria da extensão rural com a pesquisa, particularmente no manejo integrado de pragas e doenças. É a oportunidade de pesquisadores, técnicos e produtores estarem juntos debatendo as soluções para os desafios que se apresentam”, diz Albrecht.
(Sou Agro com assessoria)