Foto: Envato
PECUÁRIA

Brasil exporta mais de 400 mil toneladas de frango em maio

Foto: Envato
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| As exportações de frango superam 400 mil toneladas no Brasil em maio deste ano. O aumento foi de 3,51% em relação ao mês anterior e de 4,70% em relação a maio de 2021.

O aumento no volume foi acompanhado de uma valorização no preço médio do produto. Em comparação ao mês anterior, houve incremento de 8,34%.

O resultado positivo ocorreu, também por conta de um crescimento de câmbio, de quase 12% de abril para maio. Neste ano, o setor teve também a maior receita mensal obtida pela carne de frango in natura e ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos US$800 milhões.

Isso fez com que o volume acumulado nos primeiros cinco meses de 2022 aumentasse 7,31%, chegando a 1,830 milhão de toneladas.

 

Abate

No primeiro trimestre de 2022, dos 16 estados do País que abateram frangos e que tiveram os volumes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 11 registraram queda anual no número de cabeças abatidas. Porém, em vários estados a redução no abate foi compensada com o aumento do peso médio por cabeça abatida. O resultado foi um volume de carne 2,3% maior que no ano passado.

A maior contribuição para este aumento foi dada pelo Paraná, que abateu pouco mais de 82 mil toneladas a mais no primeiro trimestre de 2022 se comparado o primeiro trimestre do ano passado. Isso fez com que o estado aumentasse a participação no total produzido nacionalmente e, no fim das contas, o Paraná foi responsável por 33,74% da produção brasileira

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Avisite)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)