ESPECIAIS
Polícia Federal apreende 17 pássaros silvestres em operação
#souagro | Durante operação contra crimes ambientais a Polícia Federal realizou apreensão de diversos pássaros silvestres.
As apreensões foram feitas nesta sexta-feira (27) em São José do Campo, São Paulo. Foram dezessete pássaros silvestres, alguns deles sem anilha. Dentre as espécies, havia trinca-ferro, canário da terra e tempera viola.
- Bebidas ilegais são apreendidas em porto clandestino no PR
- Vallini assume a Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária
O criador foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais, pois estava na posse dos passeriformes sem a autorização do IBAMA. Os pássaros serão submetidos à perícia para verificação da autenticidade das anilhas e posteriormente encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama visando futura soltura.
O criador autuado responderá pelo crime ambiental de menor potencial ofensivo, por ter animal silvestre sem a devida licença ambiental.
O que diz a lei
De acordo com a Lei 9.605 que dispõe sobre as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é crime:
Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena é detenção de seis meses a um ano e multa.
(Ageiél Machado com Gov.br)
(Fotos: Polícia Federal)