PECUÁRIA
Milhares de bezerros são levados do Brasil para o Egito
#souagro| No fim do ano passado nós mostramos aqui no portal Sou Agro que quase 12 mil bezerros haviam embarcado do Rio Grande do Sul com destino ao Egito. Neste fim de semana aconteceu mais um embarque assim.
Desta vez, 5,4 mil machos de até 12 meses foram exportados por meio do Porto de Rio Grande. De acordo com o supervisor regional substituto da Seapdr em Pelotas, fiscal estadual agropecuário Leonardo Mortagua de Castro, os animais estavam todos concentrados no Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE), no município de Cristal, cumprindo o período de quarentena exigido pelo país importador.
- RS embarca mais de 11 mil bezerros para o Egito
- Casos de gripe aviária em outros países abrem oportunidades para o Brasil
O procedimento se estendeu por 24 horas ininterruptas. Os trabalhos para embarcar os animais no Porto de Rio Grande, ficaram a cargo dos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) acompanharam todo o procedimento, realizando a fiscalização sanitária, a observância do bem-estar animal, a verificação dos exames obrigatórios e a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs) necessárias.
- Febre Aftosa: primeira etapa de vacinação começa na próxima semana
- Nova ligação entre portos do Paraná e Chile pode reduzir preço do frete em 30%
O primeiro embarque de terneiros em 2022 ocorreu em 19 de março, quando foram exportados para o Egito 5,2 mil animais. No final do ano passado, em 29 de dezembro, mais de 11 mil terneiros foram embarcados para o mesmo destino, este foi o primeiro e único embarque de animais vivos no Rio Grande do Sul em 2021.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Secretaria de Agricultura/RS)
(Foto: Secretaria de Agricultura/RS)