Boletim Climático
VÍDEO: fevereiro de chuvas abaixo do normal
#souagro | O fenômeno La Niña ainda predomina neste mês de fevereiro na região oeste e em todo o Paraná com chuvas abaixo do normal. A agrometeorologista Reginaldo Ferreira cita que em outubro do ano passado, foram registrados 80 milímetros de chuva. Volume muito inferior aos 450 milímetros de janeiro de 2022. Em comparação com o mesmo período inicial deste ano, janeiro fechou com pouco mais de 200 milímetros. “Essa quantidade de chuva foi muito boa, principalmente para as pessoas que precisavam realizar o plantio, entretanto, foi muito atrasada para quem precisava que isso ocorresse em relação à soja e milho”, comenta o agrometeorologista.
Para esse mês de fevereiro, já encerrando a primeira quinzena, as temperaturas tendem a ser um pouco mais elevadas, não passando dos 30 graus. “As chuvas em fevereiro serão um pouco abaixo da normalidade em função dos efeitos ainda provocados pelo La Niña. “Isso significa que teremos quantidade menor de precipitações este mês, porém, distribuídas de uma maneira uniforme. “São grandes as possibilidades de chuva na metade deste mês e um pouco mais no fim de fevereiro”, comenta Reginaldo.
- Mercado do trigo tem muitas oportunidades e desafios
- Safra 2020/21 da soja brasileira está 97,2% comercializada
O prognóstico é de não ultrapassar cerca de 70mm a 80mm na média. “Em alguns locais chove quantidades maiores e em outros, menos intensas, uma vez que estamos em um período de chuvas de verão”, explica o agrometeorologista. Enquanto em uma determinada região pode chover bastante, em outra, sequer cai uma gota.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)