ESPECIAIS
O que Bolsonaro disse até agora sobre a guerra?
#souagro| O mundo aguarda o posicionamento do presidente da república, Jair Bolsonaro sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Até agora o presidente se manteve neutro em relação a “tomar um lado” no conflito. Segundo Bolsonaro, ele vai ouvir os ministros para então tomar uma posição. Em uma transmissão ao vivo, Bolsonaro confirmou que quem tem a responsabilidade de falar sobre o assunto é apenas ele “Quem fala dessa questão chama-se Jair Messias Bolsonaro. Mais ninguém fala. Quem está falando, está dando peruada naquilo que não lhe compete. Tá falando algo que não deve, não é de competência dela.” A fala veio depois que o vice-presidente Hamilton Mourão declarou que: “O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade.”
O QUE DISSE BOLSONARO:
- Por conta da guerra, Brasil busca alternativas para importar fertilizantes
- Seca gera prejuízo de R$ 115,7 bilhões ao RS
Bolsonaro diz que para se pronunciar sobre a guerra ele precisa ouvir os ministros: “Quando é que eu falo qualquer coisa sobre esse problema, a Rússia e Ucrânia?
Eu falo depois de ouvir o ministro Carlos França das relações exteriores e o da defesa Walter Braga Netto e ponto final. Se for o caso, convido mais algum ministro pra eu tomar uma decisão, que a decisão é minha, mas eu quero ouvir pessoas que realmente, né? são ministros para tratar desses assuntos. Nós somos da paz, nós queremos a paz”, diz Bolsonaro.
O presidente também comentou sobre a recente visita que fez na Rússia e o contato que teve com o presidente russo, Vladimir Putin:” Viajamos em paz para a Rússia, fizemos um contato excepcional com o presidente Putin, acertamos a questão de fertilizantes para o Brasil. Somos dependentes de fertilizantes da Rússia, da Bielorrússia em grande parte desses países e o país mais importante do mundo chama-se Brasil, e eu sou o presidente do Brasil. Tudo faremos e tudo que estiver ao nosso alcance nós faremos pela paz, Então quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro e quem tem dúvida disso basta procurar lá na nossa constituição o artigo 84, mais ninguém fala. Quem está falando está dando peruada naquilo que não lhe compete”, finaliza Bolsonaro.
- Guerra pode impactar em negócios do agro no oeste
- Conflito entre Rússia e Ucrânia afeta o Agro brasileiro
Ajuda aos brasileiros na Ucrânia
Ontem (24) o presidente já havia publicado em uma rede social, o apoio do Brasil aos brasileiros que estão na Ucrânia: “Estou totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia. Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, diz Bolsonaro na publicação.
A Embaixada do Brasil em Kiev está renovando o cadastramento dos brasileiros e orientando-os, por SMS ou por meio de mensagens no SITE, na página no Facebook e em grupo do aplicativo Telegram.
(Débora Damasceno/ Sou Agro)