ESPECIAIS
Conheça a 1ª cerveja com lúpulo 100% paranaense
#souagro| Que o brasileiro é um grande consumidor de cerveja todo mundo sabe, mas o que muita gente não sabe é que boa parte do lúpulo, ingrediente importante na produção da bebida não é brasileiro, ele é importado de outros países, mesmo o Brasil sendo um grande produtor do lúpulo. É justamente isso que motivou um estudo para produção aqui no Paraná.
A Universidade Federal do Paraná, campus Palotina trabalha em parceria com a Universidade Estadual de Londrina para testar o cultivo do lúpulo, atualmente seis espécies estão sendo estudadas, segundo o professor Alessandro Jefferson Sato.
- VÍDEO: nova praga no oeste ataca a raiz do milho
- Janela de plantio do milho 2ª safra perto de fechar no oeste
“A gente trabalha com sistema de condução, complementação de luz, adubação e outras técnicas. A gente tem um grupo de estudo e de pesquisa, esse grupo é composto por alunos de mestrado, iniciação científica e alunos fazendo trabalho de conclusão de curso. Então é um grupo bem bem diverso, os estudantes são do curso de Agronomia e do curso de biotecnologia e bioprocessos da UFPR”, detalha o professor.
O cultivo de lúpulo é bem delicado e existem algumas exigência da própria planta para que ela se desenvolva bem: “O lúpulo é uma planta de clima temperado, ou seja, de um local frio. Então ele tem algumas particularidades. Ele entra em período de dormência e precisa de uma quantidade de luz grande durante o dia em uma determinada fase da planta. Então a gente precisa colocar uma complementação artificial de luz. Enfim, tem uma série de de técnicas aí que ainda precisam ser estudadas”, explica o professor.
- Novas cultivares de soja unem resistência e alta produtividade
- Diversificar plantios resulta em melhorias no solo
1ª cerveja com lúpulo 100% paranaense
Pois bem, foi de todo esse estudo aprofundado que surgiu a 1ª cerveja com lúpulo 100% paranaense. A bebida que recebeu o nome de “Pouso Quinto” foi lançada este mês e já está sendo revendida em uma cervejaria de Toledo no Oeste paranaense: “O Brasil é um grande consumidor de cerveja e um grande produtor de lúpulo é o terceiro maior do mundo. Mas o que é utilizado aqui é praticamente todo importado. Mas a gente tem observado aí nos últimos anos uma tendência de crescimento no cultivo dessa planta. Então já tem algumas empresas, fazendas trabalhando com lúpulo em Santa Catarina e no Paraná aqui na região oeste a gente está começando. Em Toledo já tem algumas empresas trabalhando com a produção, mas na área de pesquisa ainda são poucos os trabalhos, principalmente aqui no Paraná. Então agora em dezembro a gente teve a nossa primeira colheita e agora foi lançada a primeira cerveja com lúpulo 100%paranaense e parte desse lúpulo foi o que a gente conseguiu colher aqui na UFPR”, finaliza professor Sato.
Na cerveja o lúpulo é responsável pela característica de amargor e de aroma.
(Débora Damasceno/ Sou Agro)