AGRICULTURA
Agricultura familiar sofre com reflexos da seca
#souagro| A seca que afeta a região sul do Brasil tem deixado grandes prejuízos nos mais diversos setores do agronegócio, a agricultura familiar é um deles. Quem atua neste segmente tem sofrido muito com os impactos da seca.
Por conta disso, o assunto esteve em debate em Cascavel no Oeste do Paraná. O foco da reunião foi ouvir produtores da Agricultura Familiar que fornecem produtos para a Merenda Escolar. A secretária de Educação, Marcia Baldini recebeu os agricultores que apresentaram como está o cenário atual de produção na cidade.
- VÍDEO: nova praga no oeste ataca a raiz do milho
- Paraná atualiza safra de verão em 14,74 milhões de toneladas
O encontro debateu o planejamento e adequação de um cardápio para os alunos do ensino municipal, utilizando os produtos que os agricultores vão conseguir entregar, já que a seca afetou negativamente as lavouras.
Os produtores da Agricultura Familiar apresentaram os detalhes sobre prazos, quantidade e variedade da produção e os aspectos dos produtos que foram duramente prejudicados por conta das condições climáticas. Eles explicaram que além da qualidade, a falta de chuva tem contribuído para a falta de variedade, quantidade e qualidade dos vegetais produzidos.
- Janela de plantio do milho 2ª safra perto de fechar no oeste
- Novas cultivares de soja unem resistência e alta produtividade
Marcia Baldini destacou a importância que a Agricultura Familiar tem para a Merenda Escolar da Rede Municipal de Cascavel e salientou que compreende a dificuldade atual em relação à produção: “Temos sim a preocupação de oferecer uma boa variedade de produtos aos nossos alunos, mas também compreendemos toda a questão da crise hídrica. Trata-se de um momento que exige compreensão de toda a sociedade em relação à defasagem de alimentos causada pela seca”, detalhou Marcia.
(Débora Damasceno/ Sou Agro com Prefeitura de Cascavel)