Boletim Climático
VÍDEO: pancadas isoladas não amenizam déficit hídrico
#souagro | A primeira segunda-feira de 2022 começou com chuvas, mesmo que isoladas, em municípios da região oeste e do Paraná. O engenheiro agrônomo do Clima Terra, Ronaldo Coutinho, chega com a primeira previsão do tempo do ano.
Confira o que diz o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, sobre a previsão do tempo:
Com base nas imagens do radar meteorológico do Simepar, hoje tivemos pancadas de chuva espalhadas pelo Estado. Entre Umuarama, Apucarana e Maringá, algumas chuvas irregulares. Na região de Cascavel, poucos registros, ou praticamente nada. Em alguns pontos, houve o registro de 12 milímetros de chuva, pouco para suprir a carência hídrica das lavouras.
- Mundo volta os holofotes para a safra sul-americana
- Segunda é dia de carne sim, e na porta do Bradesco!
São pancadas isoladas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De hoje à noite e no decorrer da terça e quarta-feira, o dia todo, um acumulado de chuva. É possível perceber que a chuva começa a voltar para o Paraná. Na região de Cascavel, pode ser formar algum outro ponto de chuva ou trovoada. Em algumas regiões do Paraná, não se descarta a ocorrência de trovoadas seguidas de granizo.
Na terça-feira, existe uma chance de chuva e aumenta a tarde e noite, em todo o Estado, mesmo sendo pancadas. São chuvas irregulares. Em São Joaquim, por exemplo, choveu perto de 40mm na cidade e no extremo-oeste daquele município, distante 20 quilômetros do perímetro central, nenhuma gota.
Na quarta-feira, a frente fria que está no oceano atravessa todo o Paraná. “Ou seja, teremos chuva irregular o oeste e sudoeste do Estado. Não vai resolver o problema da falta de água. Para muitas lavouras é tarde, mas para outras reduzirá um pouco as perdas, permitindo até mesmo o replantio em algumas áreas”. Em relação às temperaturas, elas estarão próximas do normal. Faz calor, mas não forte.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)