Ofusca
AGRICULTURA

Milho safrinha ofusca área dedicada ao trigo no Paraná

Ofusca
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Milho safrinha ofusca o trigo. O Governo do Paraná, por intermédio da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) e Deral (Departamento de Economia Rural), divulgou nesta quinta-feira, o boletim agropecuário, que mostra que a extensão a ser ocupada pelo trigo no Estado ainda é incerta, por conta de um possível aumento da área de milho safrinha, favorecido pelo preço atraente e antecipação da colheita de soja.

Os produtores de soja do Paraná começaram a colheita da safra 2021/22 nesta semana. Com 2% da área já colhida, as condições gerais de campo mostram piora significativa, o que vai refletir em menor produtividade. O documento do Deral registra, ainda, a previsão de colheita de mais de 2,9 milhões de toneladas de mandioca em 131 mil hectares do território paranaense. Isso representa queda de 3% em relação ao que foi colhido no ano passado.

Há análise sobre o comportamento da cultura do milho de primeira safra que, de modo geral, está em situação crítica devido à estiagem. As condições climáticas não favoráveis atrapalham igualmente o início do plantio da segunda safra, que está bastante tímido.

De janeiro a novembro de 2021, as agroindústrias da apicultura brasileira exportaram 45.508 toneladas de mel in natura, de acordo com o Agrostat Brasil. O volume é 6,6% maior que o obtido em igual período de 2020. O Paraná está na terceira posição, com 9.456 toneladas de mel enviadas ao Exterior, atrás de Piauí e Santa Catarina.

 

 

O documento do Deral mostra, ainda, recuo de 1,34% no custo de produção do frango no Paraná em novembro de 2021, com redução de R$ 5,21 o quilo para R$ 5,14. A análise se estende também para as exportações de ovos em 2021, que apresentou crescimento em volume de 81,5% e, em receita, de 80%, e para as perspectivas que se apresentam para esse segmento.

Em relação à uva, o Paraná é o o sexto maior produtor nacional dessa que é a quinta fruta mais produzida no mundo. De acordo com a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), das Nações Unidas, as uvas participaram com 8% das 968,9 milhões de toneladas de frutas colhidas em 2019. Elas cobriram 6,9 milhões de hectares distribuídos em 91 países e renderam 77,1 milhões de toneladas. Na liderança aparece a China, com 10,8% da safra mundial, seguida da Itália (10,2%) e Estados Unidos (8,1%).

(AENotícias)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)