ESPECIAIS
Duas décadas depois, sede do Incra recebe melhorias
#souagro | Depois de aproximadamente duas décadas, a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Cascavel, passa por amplas melhorias. A revitalização vem sendo possível graças à economia orçamentária viabilizada pela atual gestão da unidade do Incra, com apoio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
De acordo com o superintendente regional do Incra, Robson Bastos, em 2021, a estrutura passou para a condição de Unidade Avançada Iguaçu, em substituição à nomenclatura anterior de Divisão de Regularização Fundiária. “Ainda neste mês de janeiro, a unidade de Cascavel receberá duas viaturas L200 zero quilômetro, necessárias para a realização de trabalhos técnicos em propriedades rurais da área de abrangência da unidade”, comenta Bastos.
Para o superintendente, as melhorias na estrutura são fundamentais para um melhor atendimento do Incra e do MAPA, que funcionam no mesmo local. “Para 2022 será digitalizado todo acervo físico do Incra e alocado num arquivo novo e moderno. Isso dará mais agilidade no atendimento dos produtores rurais e assentados da reforma agrária localizados na faixa de fronteira de 150 km”, destaca Robson Bastos.
No início de 2020, o Incra deflagrou uma das mais ousadas ações de titulação dos últimos 20 anos. Trata-se do programa Título Brasil, cujo objetivo é o de tornar mais célere e eficaz a política pública de titulação nos projetos de assentamento ou em terras públicas federais passíveis de regularização fundiária, garantindo ainda segurança jurídica, redução de custos operacionais e o resgate da dignidade dos trabalhadores rurais.
Com o propósito de potencializar o programa, o superintendente do Incra no Paraná, Robson Bastos, determinou uma força-tarefa em 2021, trazendo servidores de outras unidades da federação e os resultados já começam a aparecer. Mais de cinco mil títulos de propriedade rural já foram entregues e outros milhares estão por vir.
Para acompanhar todas essas mudanças, surgiu a necessidade de implantar essas melhorias estruturais em Cascavel, dando ao Incra “cara nova” em instalações existentes há mais de 50 anos. Pintura nova, conserto dos telhados, limpeza das calhas, implantação de manta sintética, forros novos, revitalização dos jardins e a demolição de um galpão com sérios problemas estruturais foram algumas das melhorias executadas ou em fase de conclusão.
- Segurança jurídica ao campo é o maior desafio do Incra
- Você viu isso? Insegurança jurídica atinge 100 mil propriedades
E os projetos não param por aí. “Queremos pintar os nossos muros externos com desenhos que vão colocar o Incra em outro patamar de integração e sinergia com a comunidade”, explica o chefe da Unidade Avançada Iguaçu – Incra/Cascavel, Rogério Magalhães de Oliveira. “Serão utilizados desenhos de pessoas especiais das Apaes e que estudam em escolas públicas do município”.
TEXTO E FOTOS: Vandré Dubiela/Sou Agro