nascentes
ESPECIAIS

Recuperação de nascentes é alternativa de sustentabilidade

nascentes
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A recuperação de nascentes pode parecer muitas vezes uma tarefa difícil, os produtores podem pensar que demora ou que os resultados não serão os melhores. Mas existem muitos estudos que mostram que não é bem assim. Wilfrido Augusto Marques é  advogado e empresário, especialista em muitos assuntos e a recuperação das nascentes é um deles, ele tem uma propriedade onde este tema é levado muito a sério, durante evento em Foz do Iguaçu o empresário falou sobre o assunto

VEJA O VÍDEO:

Recuperação de nascentes é alternativa de sustentabilidade

 

 

“Historicamente a crise hídrica tem causado um prejuízo enorme, então quando aconteceu e está acontecendo isso tem que ser tratado com preparo e oportunidades. E nós podemos mudar isso com a recuperação de nascentes. Esse não é um problema local nem nacional é um problema mundial. Então nós temos que cuidar disso”, detalha Wilfrido.

 

Para que esse movimento aconteça, é preciso que a população seja conscientizada sobre o assunto: “Nós temos que iniciar um processo de conscientização, eu acertei com o Ministério do Desenvolvimento Regional um case de uma cidade próxima de Brasília onde o prefeito atendendo as nossas ideias vai montar na prefeitura um Horto Florestal com o aproveitamento das crianças e dos idosos plantando mudas e recuperando as nascentes do município. Inclusive os recursos que forem apurados com a venda das mudas serão divididos para as crianças, com o jovem que vai trabalhar, então é a conscientização”, afirma Wilfrido.

A propriedade do empresário é hoje um exemplo a ser seguido e já teve resultados recompensadores: “ Nós temos lá em Brasília uma propriedade onde nós plantamos 50 mil mudas em 90 dias. Eu tenho cinco pivôs, eu sou o único da região que não tem um problema de água e eu fiz isso tentando resolver o meu problema e virou um case. Já recebi lá o ministro do Desenvolvimento Regional, presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), presidente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste ) para conhecer o trabalho de recuperação de nascentes”, detalha Wilfrido.

 

Esse olhar de atenção para os resultados positivos com o projeto de recuperação das nascentes mostra que a iniciativa tem bons resultados: “De uma boa ideia todo mundo vem atrás, e essa é uma ideia, como eu disse preparo e oportunidades. Nós temos que nos preparar para a oportunidade que é o Agro, produzir alimentos para o mundo. Eu estive em Dubai e lá a gente percebe a importância do Brasil. Tinham 320 empresários da indústria. O Brasil é o foco pela produção de alimentos. Nós estamos preparados. Nós temos que aproveitar essa oportunidade e este é o momento”, finaliza Wilfrido.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)