EVENTOS
CASCAVEL: Fórum debate boas práticas da cultura do feijão
#souagro | O feijão vive um momento de incertezas e de instabilidade. Especialistas já alertam para a possibilidade da falta do produto a partir do próximo ano, por conta do desestímulo ao plantio e à competitividade com outras culturas. Para dirimir as principais dúvidas do setor, o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural) do Paraná, em parceria com a AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Adapar, Tecpar, Governo do Paraná e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam no dia 13 de dezembro, o Fórum Técnico – Boas Práticas na Colheita da Cultura do Feijão.
O evento ocorre em um momento em que os produtores de feijão iniciaram a colheita do grão em todo o Paraná. A abertura do Fórum Técnico será às 18h55. Na sequência, será feita a apresentação da Nota Técnica Conjunta “Colheita da Cultura do Feijão – Tecnologias e Desafios”, com o engenheiro agrônomo José dos Santos Neto, coordenador estadual de Pesquisa dos Programas de Feijão e Cereais de Inverno IDR-PR.
- Começa colheita do feijão com projeção de quebra de 30%
- Saiba porque o feijão está sumindo da mesa dos brasileiros
A partir das 19h15, será proferida palestra técnica com o chefe do Departamento de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná – MAPA, engenheiro agrônomo Cézar Augusto Pian. Às 19h45, o técnico em química, Natalício Ferreira Leite, também proferirá uma palestra técnica, representando o Tecpar (Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente).
Depois das palestras, uma mesa redonda será organizada às 20h15 para abordar o tema Colheita da Cultura do Feijão – Tecnologias e Desafio, tendo como participantes: Cezar Augusto Pian (MAPA), Natalício Ferreira Leite (Tecpar), Nei Omar Heiden de Araújo (Adapar), Germano Kusdra (IDR-PR) e Christian Kanabushi Massago (CREA-PR). A moderação da mesa redonda ficará a cargo do engenheiro agrônomo e diretor Técnico da AREAC, Airton Cittolin.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)