PECUÁRIA

Surto de gripe aviária em outros países abre oportunidades ao Paraná

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | O surto de gripe aviária nos continentes europeu e asiático é uma oportunidade para o Paraná expandir suas exportações e garantir um saldo ainda mais positivo em sua balança comercial de proteína animal. A opinião é do gerente de Saúde Animal da Adapar (Agência Agropecuária do Paraná), Rafael Gonçalves Dias. “Estamos acompanhando mais um surto de influenza viária em alguns países da Europa e da Ásia. Essa doença ocorre em praticamente todos os continentes do mundo”, comenta. “O Brasil é a única nação entre os grandes produtores de frango ainda sem registro da enfermidade”.

Para Rafael Gonçalves Dias, trata-se de mais uma conquista que precisa ser mantida. “Esses focos de influenza aviária em outros países, principalmente onde se produz a carne de frango, acaba por se tornar uma oportunidade para o Paraná conquistar esses mercados”, salienta, acrescentando: “Porém, devemos continuar com o trabalho de prevenção. Hoje, a avicultura paranaense é exemplo para o mundo em biossegurança colocada em prática pelos produtores e integradoras”.

Cuidados como evitar o acesso de pessoas dentro das granjas sem os devidos cuidados, troca de roupas e sapatos quando for preciso entrar nos aviários, desinfecção dos veículos ao entrarem nas propriedades, são cuidados que fazem toda a diferença e fazem do Paraná modelo em sanidade agropecuária. “Apesar de tudo que já é realizado, é preciso reforçar as medidas de segurança, pois nossa avicultura acessa mais de 150 países com o frango de qualidade produzido aqui. É uma cadeia bastante organizada nesse sentido e especificamente o Paraná”.

Na ótica de Rafael Gonçalves Dias, a entrada da influenza aviária em nosso estado traria consequência econômicas imensuráveis, já que tem alta letalidade nas aves e pode ser transmitida aos humanos.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(Sirlei Benetti/Sou Agro)