ESPECIAIS

Inacreditável: Abóbora pesa mais de 1 tonelada e entra para livro dos recordes

Uma tonelada e 226 quilos, é esse o peso da abóbora mais pesada do mundo. O recorde mundial foi batido pelo fazendeiro italiano Stefano Cutrupi. O fruto foi apresentado em um festival na cidade de Peccioli, na Itália, em setembro.

O reconhecimento do Guinness World Records só veio na última quinta-feira (28). Além de entrar para o livro dos recordes, o fazendeiro ainda apresentou outras duas abóboras que ficaram com 2º e 3º lugares no festival, pesando 978.99 kg e 794.51 kg.

 

Em entrevista ao site do Guinness, Stefano contou que cultivava abóboras gigantes desde 2008. O fazendeiro diz ter ficado nervoso no momento da pesagem.

“Na hora da pesagem, eu estava de costas para a tela, quando meus amigos e o público viram o peso, eles me pegaram em comemoração. Naquele momento eu sabia que tinha conseguido. Eu gritei até perder minha voz. ”

VOCÊ VIU?: Vídeo de papagaio curioso viraliza na internet

 

O recordista também relatou que não foi nada fácil garantir o recorde e que precisou enfrentar os desafios climáticos italianos, já que em agosto do ano passado, a região da Sicília enfrentou temperaturas que chegaram a 48.8 ºC.

Abóbora mais pesada do mundo, 1.226 quilos (Foto: Divulgação/Guinness World Records)

“Em meados de maio, o Sol começou a queimar as folhas das plantas gigantes do Atlântico. De meados de junho a meados de agosto, houve regularmente temperatura entre 33 e 40 °C. O controle climático é um fator essencial desde a germinação até a colheita. Para permitir que as plantas se expressem no seu melhor, é uma questão de aquecimento, resfriamento, sombreamento, nebulização, irrigação quando necessário”, disse Stefano.

A abóbora que tinha o título de mais pesada do mundo, pertencia a Travis Gienger nos EUA, ela pesava 1.065,9 kg e foi utilizada como decoração de halloween em 2020.

Antiga abóbora recordista, 1.065,9 kg (FOTO:Divulgação/Guinness World Records)

Stefano Cutrupi finaliza dizendo que não há segredos para o cultivo e que pensa em quebrar seu próprio recorde: “Não há segredos. Como em qualquer outro campo, trata-se de buscar a meta com método e perseverança. Os recordes são feitos para serem quebrados. Vou tentar no próximo ano. ”

 

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(Débora Damasceno – Sou Agro com Guinness World Records)

Débora Damasceno

Recent Posts

Queijaria do Sudoeste incorpora turismo rural no negócio

Empresa Irmão Queijeiro diversifica as atividades na propriedade em Chopinzinho, fortalecendo o projeto da família…

outubro 16, 2026

Crédito Rural cai 20,2% e custo da soja supera R$ 5 mil por hectare

O acesso ao Crédito Rural se tornou um dos principais desafios para o financiamento da…

outubro 16, 2026

Famílias e animais de área rural atingidos por alagamentos pedem ajuda

A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…

outubro 15, 2026

FAEP percorre 20 mil quilômetros para visitar 155 sindicatos rurais

Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…

outubro 15, 2026

Sindicato Rural: Fim da escala 6×1 preocupa o agro

Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, defende cautela na regulamentação das mudanças na…

outubro 15, 2026

Cotações Agropecuárias: Oferta restrita e demanda cautelosa influenciam preços do feijão

O mercado brasileiro de feijão iniciou o mês de outubro com oscilações nas cotações, em…

outubro 15, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais