ESPECIAIS
Impressionante: O que causou a tempestade de poeira?
SOUAGRO | Moradores de municípios de São Paulo e de Minas Gerais registraram uma forte tempestade de poeira neste domingo, 26.
Em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, as rajadas chegaram perto dos 100 km/h. Na mesma região, em Pradópolis (SP), os ventos chegaram a 80 km/h.
Mas por que isso acontece? A nuvem de poeira gigante é comum, diante das condições climáticas desta época do ano, e ainda pode se repetir. É que o alerta o meteorologista Reginaldo Ferreira.
‘’Estamos passando por um período de seca relativamente muito grande no nosso País, principalmente no Brasil central, onde aconteceu essa tempestade. Mas isso poderia ter acontecido na nossa região tranquilamente (Oeste do Paraná). Estamos em um período em que muitos produtores estão preparando o solo para o plantio, onde o solo está descoberto o vento tem uma possibilidade grande de elevar essas partículas para atmosfera e como a pressão atmosférica cai bastante, significa que essas partículas podem ficar suspensas na superfície por muito tempo e isso é comum quando as pessoas aplicam defensivo agrícola e em um dia relativamente quente esse defensivo pode na forma de uma bolha, caminhar em longa distância’’, explicou.
- Como substituir o milho e a soja na alimentação de suínos e aves?
- O sumiço do ouro branco na Costa Oeste paranaense
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
VEJA OS VÍDEOS DA NUVEM DE POEIRA QUE ATINGIU ESTADOS BRASILEIROS
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)