ESPECIAIS
Aberta licitação para perfuração de poços artesianos em área rural
SOUAGRO | Por causa da estiagem, a Prefeitura de Cascavel, na região oeste do Paraná, publicou um processo de licitação para a contratação de empresas de poços artesianos.
Conforme a prefeitura, a licitação deve ajudar, principalmente, moradores da área rural, que estão com escassez de água para beber e para tratar as criações.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Renato Segalla, o investimento é de R$ 2,4 milhões. ‘’A expectativa é que até o final de setembro esteja concluído o processo de licitação para a perfuração de 10 a 15 poços artesianos no interior do município de Cascavel, para atender os produtores do agronegócio da cidade.’’ Afirma.
- Sem umidade do solo, plantio da soja é arriscado, aponta meteorologista
- Planejamento na sojicultura ajuda a contornar efeitos do La Niña
Questionado pelo Portal Sou Agro sobre qual será o local de instalação dos poços, por mensagem Segalla explicou ainda não há uma definição. ‘’Essa licitação prevê a perfuração com o poço jorrando água na boca do registro. É uma forma da comunidade que mora perto, tenha onde buscar água. Temos também alternativa de atender com o caminhão pipa, mas já estamos utilizando de outros mananciais, não necessariamente de poços. E ainda, futuramente, depois desses novos poços, a gente pode fazer um estudo da comunidade para ter uma rede de distribuição.’’
Enquanto as instalações não ocorrem, a prefeitura disse estar auxiliando o abastecimento de água dos produtores com caminhões-pipa.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro e receba notícias atualizadas
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
No dia 26 de agosto o município decretou situação de emergência por causa da crise hídrica na cidade. A medida permite renegociação de dívidas dos produtores rurais e possibilita a prefeitura buscar recursos junto ao Governo do Paraná e ao Governo Federal. O ato atende um pedido do Sindicato Rural de Cascavel e da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). “São mais de R$ 600 milhões em prejuízos produtores rurais em Cascavel em 2021. Esse decreto vai ajudar a recuperar o fôlego de produtores que tiveram grandes perdas, renegociando dívidas”, comentou Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.
ASSISTA A EXPLICAÇÃO DO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE CASCAVEL
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)