Foto: arquivo Aprosoja/MS

Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: arquivo Aprosoja/MS

A primeira quinzena de dezembro foi marcada por bons volumes de chuva de Norte a Sul do país, o que favoreceu a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Estas informações estão presentes na edição de dezembro do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

Mercado bilionário de cálculos biliares bovinos atrai criminosos

Ponte cai no momento em que vídeo era gravado: Assista!

Os gráficos de evolução do índice de vegetação dos principais estados produtores de grãos indicam condições gerais favoráveis de desenvolvimento. Apesar do atraso na semeadura, o índice da safra atual está evoluindo próximo ou acima dos ciclos anteriores. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, o índice de vegetação da safra atual superou o valor mais alto do índice das safras passadas, em função da condição das lavouras e do menor escalonamento do plantio.

A semeadura do arroz na região Sul está praticamente concluída, com grande parte realizada dentro do período ideal. O milho primeira safra está se desenvolvendo em boas condições em quase todo o país, com a maioria das áreas na região Sul em estágios reprodutivos. A semeadura da soja recuperou o atraso inicial e a melhor distribuição das chuvas em dezembro beneficiou o desenvolvimento das lavouras. A colheita está próxima de ser iniciada.

Apenas no semiárido do Nordeste e em partes do Matopiba as chuvas foram escassas ou irregulares. Isso impactou as lavouras de soja e milho primeira safra nas regiões nas quais foram registradas essa condição climática adversa.

A versão completa do Boletim está disponível para consulta no site oficial da Conab. Clique aqui para acessar.

(Com Assessoria Conab)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas