Onça-parda é capturada por armadilha em sítio
Uma onça-parda foi capturada com uma armadilha caseira após matar diversas galinhas em propriedades rurais de Londrina, no norte do Paraná.
A arapuca foi montada há três dias e deteve o animal na manhã desta quinta-feira (18).
Mapa confirma foco de doença de Newcastle
Acidente deixa dois mortos e congestiona BR-163
A armadilha foi montada em um conjunto que reúne sete chácaras, na região da Usina Três Bocas, após moradores começarem a perceber o sumiço de galinhas e suspeitarem que havia uma onça rondando a região.
A presença do felino é comum na região, que possui diversas áreas de mata e funciona como um corredor ecológico.
Uma gaiola, normalmente usada para transportar porcos e ovelhas, foi adaptada e teve uma galinha colocada como isca. Quando a onça entrou, a gaiola se fechou e o animal ficou preso.
Os moradores então, acionaram órgãos ambientais e o Instituto Água e Terra (IAT) solicitou apoio do hospital veterinário Centro Universitário Filadélfia (UniFil).
A equipe se deslocou até o local para sedar o animal. Ele passará por exames e, na sequência, será solto em área de mata a pelo menos 200 km de onde foi capturado, conta Daniele Martina, coordenadora do hospital.
A profissional conta que, desde 2023, esta é a terceira onça que a equipe captura na região.
Ela estima que a onça capturada nesta quinta-feira tem cerca de três anos de idade, 28 kg, e destaca que os moradores da propriedade agiram corretamente ao acionar os órgãos ambientais ao invés de tentar ferir o animal, por exemplo.
(Com TN On Line)