Foto: Divulgação/FAEP

Nova iniciativa da FAEP alavanca a formação de líderes rurais

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Divulgação/FAEP

Nos últimos meses, os produtores rurais, por meio da atuação da FAEP e dos sindicatos rurais, obtiveram inúmeras conquistas, como o cancelamento da taxação do agro, cobrança por melhorias no fornecimento de energia elétrica, posicionamento contrário à demarcação de terras indígenas em Guaíra, proibição da importação de tilápia do Vietnã e a cobrança por mais recursos para o seguro rural, entre outras. Tudo isso ocorreu graças à atuação organizada do sistema sindical rural do Paraná.

Para reavivar a força deste movimento, o Sistema FAEP/ SENAR-PR desenvolveu, em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), o LíderS, iniciativa que faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS). A capacitação, que começou em 2024, tem como objetivo aumentar o engajamento e a participação dos dirigentes e colaboradores dos sindicatos rurais.

Vinte e dois colaboradores de 20 sindicatos rurais do Paraná participaram da turma-piloto da nova capacitação da FAEP

“Encomendei esse projeto com o ISAE para ser um instrumento que possibilita que os dirigentes e colaboradores dos nossos sindicatos assumam mais a liderança nas suas regiões. Tenho certeza de que vamos criar uma massa que será capaz de resolver muitos problemas Paraná afora”, afirma Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

“Essa ação, que estamos desenhando junto ao Sistema FAEP/ SENAR-PR, é importante porque a ISAE está dentro do mercado, conversando com diversos players e trazendo provocações. Tenho certeza de que vamos levar bastante conhecimento para poder transformar os sindicatos e produtores rurais, por meio da expertise que vamos ver nos treinamentos”, complementa Norman Arruda Neto, professor em ESG e Educação da ISAE.

Norman Arruda Neto, professor em ESG e Educação da ISAE

Na primeira semana de março, duas turmas-piloto foram realizadas. A primeira com 17 diretores e dirigentes sindicais, enquanto a segunda contou com 22 colaboradores de sindicatos. Por dois dias, esse público esteve na sede do Sistema FAEP/ SENAR-PR, em Curitiba, para trabalhar conteúdos como associativismo, sustentabilidade empresarial, governança coorporativa, ESG, liderança e outros temas importantes para empreender, de maneira ética e eficiente, junto às entidades sindicais. Na ocasião, os participantes também puderam conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da FAEP e do SENAR-PR. “Para essas turmas-piloto selecionamos seis sindicatos rurais. A ideia surgiu quando percebemos que muitos diretores e funcionários novos entram nos sindicatos sem saber como funciona o sistema de representatividade dos produtores rurais. Nosso objetivo é replicar essa estratégia para todos os sindicatos do Paraná. Com isso, pretendemos aproximar a sede da base”, afirma, João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical da FAEP.

“A turma dos dirigentes sindicais teve um enfoque mais estratégico. Com os colaboradores dos sindicatos, o foco foi no nível tático, para fortalecer as atividades sindicais no dia a dia”, explica o consultor Carlos Magno Bittencourt, que ministrou o curso.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga, Wyllian Krüger, que participou da turma-piloto, a formação permite um intercâmbio de informações bastante produtivo. “No curso temos os dirigentes mais jovens, que estão chegando, e outros mais experientes, que trazem uma bagagem muito interessante. Essa troca é positiva”, diz.

Para a colaboradora Marcela Horii, do Sindicato Rural de São José dos Pinhais, a capacitação foi um “divisor de águas”. “Como gestora de um sindicato rural, vejo como essa formação foi importante para podermos atender o produtor rural da melhor maneira possível”, destaca.
Com a realização dessas turmas-piloto, o Programa LíderS será avaliado para verificar o que pode ser aperfeiçoado, antes de abrir novas turmas para os sindicatos rurais. “O objetivo é levar esse programa para todos os sindicatos do Paraná”, pontua Pires.

Por FAEP

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias