Carreta fura sinal vermelho e é atingida por trem carregado com soja no PR
Uma carreta foi atingida por um trem carregado de soja no domingo (18), após avançar o sinal vermelho. O acidente aconteceu em Rolândia, no norte do Paraná.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista da carreta ultrapassou o sinal vermelho e foi atingido pelo trem enquanto tentava atravessar a linha férrea. Com a batida, uma casa nas proximidades foi atingida.
Apesar do impacto, ninguém ficou ferido. O caminhoneiro passou pelo teste de bafômetro, que deu negativo.
Ainda, segundo as autoridades, houve um vazamento de combustível, mas não há risco de explosão. O local foi interditado.
Em nota, a Rumo, concessionária responsável pelos vagões, informou que equipes próprias estão removendo a carreta e realizando a limpeza dos detritos.
Confira a nota na íntegra:
“Uma carreta, em total imprudência e desrespeitando as leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, e com o sinal vermelho, resultando em uma colisão com um trem. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. Ninguém ficou ferido. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente.
Equipes da concessionária estão removendo a carreta e realizando a limpeza dos detritos. O tráfego ferroviário e urbano será restabelecido após a retirada do veículo. A empresa informa que não houve derramamento de carga, e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar o primeiro atendimento.
A empresa informa ainda que tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios do Paraná. No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem. A concessionária reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível, e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias.”